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Type: TESE
Title: Licenças medicas de professores de educação fisica : expressando especificidades em estudo na Rede Municipal de Ensino, Campinas - SP
Author: Franco, Ana Claudia Santurbano Felipe
Advisor: Gonçalves, Aguinaldo, 1949-
Abstract: Resumo: Partiu-se da preocupação com a identificação de especificidades da saúde dos professores de Educação Física (EF) que atuam em nível escolar, estudando-se licenças médicas (LM) de tais profissionais da rede Municipal de Ensino de Campinas. Como objeto de estudo, tomou-se a população de 62 professores efetivos de EF admitidos nesse exercício profissional no período de junho/1991 a maio/1994, caracterizados como Grupo Observacional (GO). Apropriou-se, como Grupo Comparativo (GC), de 57 docentes de Português (P) e de Matemática (M). Consistiu o estudo em observacional de tipo prospectivo não concorrente. A fonte de dados foi constituída pelos respectivos prontuários do Serviço Médico do Servidor, local este, atualmente chamado Divisão de Saúde do Servidor - Serviço de Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Campinas;com vistas a sistematizar aspectos epidemiológicos descritivos, foram buscadas informações referentes a sexo, faixa etária, estado civil, naturalidade, data de exame médico pré-admissional, disciplina de atuação, séries de trabalho, tempo de experiência (em anos) na função de professor, além de diagnósticos que levaram às licenças médicas. Tais informações foram transcritas de protocolos próprios para planilhas específicas, informatizadas com assessoria estatística do Departamento de Bioestatística do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Botucatu, do qual se contou também com apoio para tratamento e análise estatística dos dados. Em algumas variáveis de interesse aplicou-se a estatística não-paramétrica quiquadrado de Pearson ('qui POT. 2¿) e, em casos de comparação de postos médios, o teste estatístico não-paramétrico de Mann Withney. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Abstract: Our research carne ttom the worry about aspects of Physical Education (PE) teachers'health who teach in elementary and high school, concerning to their absences at work. The goal was to study the problem through aknowlegement and analisys of medical licences (ML) of PE teachers ttom schools of Campinas, SP. A Comparative Group (CG) was formed by Mathematics (M) or Portuguese (P) teachers, who were starting in the position at the same time in the same instituition, searching for identifying the specific characteristics recorded among the PE teachers. The subjects studied were constituted by the permanent PE teachers starting in the position during june/1991 Observed Group (OG). The study was of the prospective nonconcurrent type. Data were collected from files of the Public Health Service Department of Campinas; as descriptive epidemiological aspects, sex, age, marital status, origin, date of the health exam before the admissionat the job, subject and levels taught, experienced time as a teacher were considered, besides the diagnosis which caused the medical licences. Such information were transferred ttom the original documents to specific forms, informatized with the statistical advisory of the Biostatistic Department from the Biosciences Institute, UNESP - Botucatu Campus, where the data treatment and statistic analysis were also supported. In some variables of interest the Pearson's non-parametric chi square statistic test ('qui POT. 2¿) was applied and in cases of comparison of average positions, Mann Witnney's nonparametric statisc test was preferred. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Subject: Educação física
Professores de educação física - Licenças
Saúde
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

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