Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275245
Type: TESE
Title: A formação do jovem atleta e a pedagogia da aprendizagem esportiva
Author: Montagner, Paulo Cesar, 1963-
Advisor: Freire, João Batista
Abstract: Resumo: O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a formação do jovem atleta e a pedagogia da aprendizagem esportiva. A proposta investigou o processo da aprendizagem a partir do resgate das ¿histórias de vida¿ ligadas às atividades físicas e esportivas de oito (8) atletas com êxito nos esportes. O método de investigação escolhido foi o da "análise de conteúdo", e a técnica de entrevistas revelou aspectos da realidade motora dos jovens atletas pesquisados. Esta estratégia reuniu algumas memórias, que possibilitaram entender o processo por um ângulo pouco observado: o da linguagem e conceitos de quem aprendeu, e, não de quem ensinou. O raciocínio do pesquisador concentrou-se nos argumentos extraídos das falas dos indivíduos, o que proporcionou uma análise dos fatos e a construção de inferências; representa um recorte, dentre os muitos possíveis, a respeito da aprendizagem esportiva. Analisando os dados encontrados na pesquisa, foi possível confirmar que por trás do êxito esportivo dos entrevistados existem experiências diversificadas em atividades físicas e esportivas (informais e formais), claramente evidenciadas nas construções teóricas deste estudo. Significou afirmar que os jovens entrevistados aprenderam esportes nas diversas brincadeiras de rua, nas imitações e observações, nas várias experiências esportivas e diversificações destas práticas, com os pais, irmãos, e também com os técnicos esportivos. Admitiu-se, portanto, que o êxito esportivo foi construído através dessas inúmeras experiências e conhecimentos oriundos das práticas detectadas pela pesquisa de campo. Como linha básica de argumentação, construiu-se um referencial sobre as teorias de aprendizagem. Na seqüência, discutiu-se questões pertinentes à aprendizagem nos esportes coma abordagem de diferentes autores e propostas metodológicas acerca do assunto. Concluindo, o capítulo da pesquisa de campo demonstrou uma análise e apresentação de resultados, então foram elaboradas algumas considerações sobre a pedagogia do esporte

Abstract: The present study had the objective to reflect about the young athlete learning process and the sport learning pedagogy. The intention was to inquiry this learning process since the investigation of the "history of life" about the physicaland sportive activities of eight (8) young athletes. As a method of investigation it was chosen the "analysis of content" and the interview technique exposed motor behavior aspects related to the reality of the interviewed ones. The strategy brought in some memories that made it possible to view and understand this process from an angle not much observed: the language and the concepts of the one who learned and not of the one who taught. The researcher's thoughts concentrated on the arguments extracted from the talks of the interviewed ones, that made it easy to analyze the history facts and build inferences; they represent a cut, among many possible ones, related to sportive learning. Analyzing the data found in the research, it was possible to confirm that before the sportive positive achievement of each one interviewed, there were-severaI past physical and sportive (informal and formal) activities, which are clearly indicated in the theorical construction of this study. It meant that the young people interviewed learnt sports in many different ways, such as: playingin the streets, observations, imitating professional players, and they were helped by their relatives, like parents and brothers, and also by sportive teachers. The study admitted that the great success in the sportive field has been built through different experiences and learning from practices detected by the research. The basic argumentation line had at the beginning the idea of building a referential about the theories of the learning process. In the sequence, it has been discussed about pertinent questions on sportive learning in the approach of different authors and methodologies in the area. In conclusion, the chapter refereed to the field research brought an analysis with a presentation of the results and some arguments about sport pedagogy were built
Subject: Esportes
Aprendizagem
Educação física - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Montagner_PauloCesar_D.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.