Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275237
Type: TESE
Title: Do discurso da Educação Fisica
Author: Guedes, Claudia Maria
Advisor: Moreira, Wagner Wey, 1948-
Abstract: Resumo:Este estudo procurou investigar o significado do termo Educação Física através dos discursos existentes na área. Para isso, foi estruturado um primeiro capítulo que trata de um breve histórico da discussão ¿disciplina acadêmica x profissão¿. O segundo capítulo, tem o objetivo de esclarecer o entendimento do discurso como um fenômeno da comunicação humana. O terceiro capítulo apresenta os detalhes da abordagem metodológica de caráter qualitativo utilizada. O quarto capítulo demonstra as descrições, análise e interpretação dos dados, quadros nomotéticos, apresentação dos resultados da pesquisa, e, também duas propostas que perspectivam a mudança de nomenclatura e estrutura curricular acadêmica com princípios básicos de uma orientação no campo de conhecimento, sendo ela: - A Motricidade Humana a partir da iniciativa de Sérgio (1987) e Cinesiologia a partir de Tani (1996). A conclusão deste estudo mostra que o significado do termo Educação Física está diretamente associado a quatro coisas distintas porém complementares: - Componente curricular, área do conhecimento, preparação profissional e profissão

Abstract: This study tried to investigate the meaning of the term Physical Education through the existing discourses in the area. For that it was structured a first chapter that makes a brief historical of the discussion ¿Academic Discipline versus Profession¿. The second chapter has the aim of making clear the understanding of the speech as a phenomenon of the human communication. The third chapter presents the details of the methodological qualitative character approach used. The fourth chapter demonstrates the descriptions, analyses and interpretations of information, plus nomotetics figures and presentation of the research results, it has also two presents proposals which aim the change of the names, and academic curricular structure with principal basic of a field knowledge oriented. They are so: The Human Motricity from Sergio (1987) and Kinesiology from Tani (1996). The conclusion of this study shows that the meaning of the term Physical Education is directly associated to four different things, but though they are complementary among them: Curricular component, knowledge area, professional preparation and profession
Subject: Educação física
Educação física - História
Formação profissional
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Guedes_ClaudiaMaria_D.pdf5.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.