Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: João Batista Andreotti Gomes Tojalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.extent250 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO ensino das disciplinas esportivas coletivas nos cursos de Licenciatura em Goias : um estudo descritivopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of collective sport subjects in the major courses in Goias : a descriptive studypt_BR
dc.contributor.authorSouza, Nilva Pessoa dept_BR
dc.contributor.advisorTojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subject.otherlanguageTeacher's formationen
dc.subject.otherlanguagePhysical educationen
dc.subject.otherlanguageSportsen
dc.description.abstractResumo: Esta tese é resultado de um trabalho de investigação sobre o ensino das disciplinas esportivas coletivas, desenvolvido nos cursos de licenciatura para a formação de professores da educação básica, na área de Educação Física. O objetivo principal foi identificar e analisa'r o enfoque didático-metodológico aplicado pelos professores no ensino dessas disciplinas. O projeto inicial dessa pesquisa foi submetido ao Conselho de Ética da Universidade Federal de Goiás, o qual foi analisado e aprovado. O universo definido para este trabalho foram cinco cursos de licenciatura em Educação Física do Estado de Goiás, os quais possibilitaram a realização da pesquisa, permitiram as entrevistas com os docentes e observações de aulas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, em que se realizou uma análise documental, referente ao projeto pedagógico do curso, currículo, ementas das disciplinas e planos de ensino das disciplinas esportivas coletivas. Essa análise foi complementada pelas entrevistas cQm os docentes responsáveis pelo ensino dessas disciplinas e observações de aulas nelas desenvolvidas. O estudo contou ainda com uma revisão teórica sobre a temática, para a qual foram utilizadas as obras de autores que abordam e discutem a questão da formação de professores, legislação, escola, Educação Física e esportes. A revisão teórica dessa tese possibilitou o diálogo com a pesquisa, oportunizando o estabelecimento de análises e apontamentos de fatos relevantes, destacados nas considerações finais, tais como o papel dos professores e gestores em relação ao desconhecimento no que se refere aos aspectos políticos (legalidade) que envolvem tanto a Educação, quanto a Educação Física e o Esporte; ao desconhecimento ou incapacidade de colocar em prática os estudos, as pesquisas e os conhecimentos pedagógicos das áreas em questão; e ao estranhamento acerca dos novos paradigmas e epístemologia que sustentam o ensino superior de uma forma geralpt
dc.description.abstractAbstract: This thesis is the result 0f an investigative research about the teaching of collective sport subjects developed in the major courses targeted at elementary school teachers, in the physical education area. The main objective was to identify and to analyze the didactic-methodological approach applied by teachers in the teaching of these subjects. The initial project of this research was submitted to the Ethic Council of Universidade Federal de Goiás, which was analyzed and approved. The defined scope for this work were five major courses in Physical Education in the State of Goiás which made possible the research, allowed professor interviews and classroom observations. The methodology used was an investigative and descriptive qualitative research, where a documented analysis was done, referring to the course pedagogical project, curriculum, subject syllabi and teaching plan of the collective sport subjects. The methodology was also complemented by professor interviews and classroom observations related to these subjects. Furthermore, the thesis includes a discussion validated by the literature revision about the thematic, for which were quoted authors, who educate and train physical education professionals, and also approach legislation, school, Physical Education and sports. The theoric revision of this thesis made possible the dialogue with the research, giving the opportunity of analysis establishment and to point out relevant aspects highlighted in the final considerations, such as the managers and teachers roles in relation to the lack of knowledge in reference to the political (Iegality) aspects concerning the Education as well as Physical Education and Sport; and the lack of knowledge about the new paradigms and epistemology that sustain undergraduate education in a general wayen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Nilva Pessoa de. O ensino das disciplinas esportivas coletivas nos cursos de Licenciatura em Goias: um estudo descritivo. 2007. 250 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275182>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiencias do Esportept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Amauri Aparecido Bassoli dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Luciene Ferreira dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoraes, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArruda, Miguelpt_BR
dc.date.defense2007-12-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T09:53:52Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T09:53:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T09:53:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_NilvaPessoade_D.pdf: 788336 bytes, checksum: ca7e0828a8001d947e183eabac11aff6 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275182-
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_NilvaPessoade_D.pdf769.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.