Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275181
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
Title Alternative: The gender mean in physical education classes
Author: Fernandes, Simone Cecília, 1978-
Advisor: Daolio, Jocimar, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar os sentidos de gênero entre as crianças em uma escola estadual da cidade Campinas, SP. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2006 com quatro turmas do ciclo I da educação básica, sendo duas 1ª. séries e duas 2ª. séries, durante as aulas de educação física. A interpretação realizada permitiu concluir que as crianças, de maneira geral, quando estavam em atividades dirigidas esboçavam sentidos fronteiriços entre meninas e meninos. No entanto, quando estavam distantes das situações institucionalizadas, elas interagiam entre si, sem expressar tais fronteiras. Nesse sentido, pode-se questionar as separações entre meninas e meninos presentes na instituição escolar, pois as crianças, em momentos espontâneos, não revelavam tais diferenciações. Espera-se que estes estudos possam contribuir no dia-a-dia do trabalho escolar, visando superar as assimetrias de gênero que porventura se materializem em seus cotidianos

Abstract: This work had as worry the meaning of gender among children at a school in Campinas town, a large city in São Paulo State. The research happened in 2006 and had as object: four basic educacion classrooms, two of first grade and two of second grade. The conclusion is, belong the possible interpretations, that when boys and girls had been participating in oriented activities, on the whole, they have demonstrating distant sensibility of genders. However, when they got out from institutionalized situations, their interactions expressed a sensibility less distant between boys and girls. From it, we can understand better the boys and girls separation inside of school institutions. We hope that this study will help to surpass the asymmetry of genders that there are in the school daily
Subject: Gênero
Escolas
Educação física
Cotidiano escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275181>. Acesso em: 10 ago. 2018.
Date Issue: 2008
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fernandes_SimoneCecilia_M.pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.