Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Jocimar Daoliopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.extent148 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleEducação fisica no ensino medio : representações dos alunospt_BR
dc.title.alternativePhysical education in the medium school : the student's representationpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Adalberto dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorDaolio, Jocimar, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subject.otherlanguagePhysical educationen
dc.subject.otherlanguageSchool physical educationen
dc.subject.otherlanguageCultureen
dc.subject.otherlanguageSocial representationen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como finalidade identificar quais as representações que os alunos do Ensino Médio têm sobre as aulas de Educação Física. Em virtude desse interesse, e para compreender como são construídas essas representações, optei pela realização de uma pesquisa etnográfica, uma vez que ela pode permitir um mergulho mais denso no universo escolar, possibilitando, desta forma, uma análise também densa sobre o assunto. Para dar suporte teórico à identificação de como são construídas estas representações, recorri a alguns autores que discutem questões relacionadas à sociedade, cultura e escola. Tal opção deu-se em virtude de compreender que a escola, como parte integrante do sistema cultural, é influenciada em suas ações pelo que ocorre nesta cultura, o que leva os alunos que vivem neste ambiente a elaborarem suas construções vinculadas também às questões sociais e culturais. Para responder a esta questão das representações dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física, a pesquisa foi dividida da seguinte forma: no primeiro capítulo, intitulado ¿entre o vivido e o percebido¿, descrevo como minha trajetória de vida tem relação direta com o surgimento das preocupações relativas à escola. No segundo, no qual falo sobre a incursão à escola, mostro o caminho que foi percorrido para chegar aos sujeitos e como estar no campo propiciou o surgimento de algumas questões que compreendo como intervenientes sobre o pensar dos alunos. No capítulo seguinte, ¿A escola e o conhecimento¿, procuro situar como o tipo de conhecimento que vai à escola influencia os alunos no que tange à elaboração de suas representações acerca da escola e do mundo. No capítulo que trato da escola de Ensino Médio e da Educação Física, o foco central é na delimitação do que é esse nível de ensino e como ele é visto pelos alunos, acrescentando a isso o papel que a Educação Física tem nessa etapa escolar. No capítulo que trata do cotidiano das aulas de Educação Física, aponto como os jovens expressam seus interesses sobre as aulas, sinalizando para uma interpretação das representações que eles têm sobre elas. Finalizo as reflexões com uma análise sobre as representações dos alunos sobre as aulas e as implicações e perspectivas disso, mostrando a importância das influências externas e internas no processo de construção das representações sociaispt
dc.description.abstractAbstract: The present study aims to identify the representations of Physical Education classes adopted by the students in Medium School. Because of this interest and to understand how these representations are built, I decided to make an ethnographic research, once it allows a deep view about the school universe and, as a consequence, providing a closer analysis on the subject. In order to give a theoretical support to the identification of how these representations are built, I studied some authors who discuss questions related to society, culture and school. This option was due to the comprehension that school, being part of the cultural system, is influenced in its actions by what happens in this culture, taking the students in this environment to make their constructions bound to social and cultural issues. To answer to this question, the research was divided in the following way: the first chapter describes how my life path is directly related to the appearance of questions concerning school. In the second one, I write about the incursion into school besides the way to find the subjects for the research and I discuss how my presence in the field work allowed the appearance of some questions that I consider as influences over students thought. Next chapter is an attempt to establish how the kind of knowledge that exists inside school can influence students concerning their creation of representations about the school and the world. In the fourth chapter I discuss the Medium School and Physical Education, and the center of interest is in the delimitation of what this teaching level is and how it is seen by students, besides the role that Physical Education represents in this level. In the last chapter, that discusses the everyday of Physical Education classes, I indicate how young people express their interests about their classes in order to elucidate their representation about these issues. I finish the reflections with an analysis of the students¿ representations about the classes and their implications and perspectives, indicating the importance of the external and internal influences in the process of building these social representationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Adalberto dos Santos. Educação fisica no ensino medio: representações dos alunos. 2008. 148 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275179>. Acesso em: 10 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Fisica e Sociedadept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePinto, Ana Lucia Guedespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBetti, Mauropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAltmann, Helenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAyoub, Elianapt_BR
dc.date.defense2008-02-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-10T16:42:29Z-
dc.date.accessioned2018-08-10T16:42:29Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T16:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_AdalbertodosSantos_D.pdf: 789262 bytes, checksum: 303b0f05f151ce6a84dbd5ba644550e3 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275179-
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_AdalbertodosSantos_D.pdf770.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.