Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Jocimar Daoliopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.extent167 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleMediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisicapt_BR
dc.title.alternativeMediation of senses : classes shared in Brazil and Portugal with Physical Eduacation studentspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cinthia Lopes dapt_BR
dc.contributor.advisorDaolio, Jocimar, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEducação física - Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherlanguageClassen
dc.subject.otherlanguageLanguageen
dc.subject.otherlanguagePhysical education - Teacher trainingen
dc.description.abstractResumo: A mediação de sentidos na formação de professores de Educação Física é o tema deste trabalho. Para o seu desenvolvimento, parti de um referencial sociocultural e do reconhecimento que os seres humanos são ativos, expressivos e produtores de sentidos e que a construção de conhecimentos é eminentemente dialógica. Com base nesse referencial, preparei aulas que foram compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. Considerei os seguintes princípios para a realização dessas experiências pedagógicas: a aula é um acontecimento intersubjetivo; os temas discutidos são passíveis de ressignificação e os novos sentidos são produzidos pelo encontro e confronto de conhecimentos entre professores e alunos. Na escrita de como as aulas aconteceram no Brasil e em Portugal, optei pelas narrativas, textos elaborados a partir das anotações no diário de aulas e da "descrição densa". Nesses textos, conto como ocorreram as trocas simbólicas junto aos estudantes e como se deu a ressignificação dos temas por nós trabalhados. A mediação de sentidos proposta resultou em uma elaboração artesanal de conhecimentos e como forma de resistência aos valores que predominam na atualidade, tais como a competição, a concorrência, o individualismo, valores que estão sintetizados no fenômeno das práticas corporais.pt
dc.description.abstractAbstract: The mediation of senses in the training of Physical Education teachers is the theme of this study. For its development, I started out from a sociocultural frame of reference, as well as the recognition that human beings are sense-producing subjects who are active and expressive, and that the building of knowledge is eminently dialogical. Based on such a frame of reference I prepared classes which were shared in Brazil and Portugal with Physical Education students. I took into consideration the following principles for conducting these pedagogical experiences: the class is an inter-subjective situation; the themes in discussion can be re-signified; and the new senses are produced by the meeting and confrontation of knowledge between teachers and students. When writing about how the classes in Brazil and Portugal occurred, I chose the narrative form, i.e., texts elaborated from notes in the class agenda, and in 'dense description'. In such texts, I explain how the symbolic exchanges with the students took place, and how the themes we worked with were re-signified. The proposed mediation of senses resulted in an artisanal elaboration of knowledge as a form of resistance against the present-time predominating values, such as competition, rivalry, individualism - values that are synthesised in the phenomenon of 'bodily practices.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cinthia Lopes da. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275135>. Acesso em: 12 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducação Fisica e Sociedadept_BR
dc.description.degreenameDoutor em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSoares, Carmen Lúciapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMagnani, José Guilherme Cantorpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFontana, Roseli Aparecida Caçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarvalho, Yara Maria dept_BR
dc.date.defense2008-04-08T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-12T12:20:15Z-
dc.date.accessioned2018-08-12T12:20:15Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-12T12:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_CinthiaLopesda_D.pdf: 9007991 bytes, checksum: a94dfa0b24dc86e3fccedd04cc23a49e (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275135-
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_CinthiaLopesda_D.pdf8.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.