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Type: TESE
Title: Bem-vinda à escola : o ingresso da criança no primeiro ano do ensino fundamental sob o olhar docente e a perspectiva do brincar
Title Alternative: Welcome to school : the entry of the child in the first year of primary school under gaze's teachers and the prospect of playing
Author: Oliveira, Luciana Dias de
Advisor: Prodocimo, Elaine, 1967-
Abstract: Resumo: Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo com o objetivo de investigar como estão sendo integradas as crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental, e como o brincar vem sendo inserido nesse contexto; além de analisar a opinião de docentes sobre esta questão. A determinação legal para a "inclusão" das crianças de seis anos no ensino fundamental se deu por meio da lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o prazo para esta implementação foi até o ano de 2010. A pesquisa foi realizada na cidade de Indaiatuba/SP, que aderiu a esta mudança no ano de 2009. No trabalho de campo foram realizadas entrevistas com docentes e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino fundamental, acrescidas de observação de aula das turmas de primeiro ano. Os sujeitos escolhidos para participarem da pesquisa foram os professores de sala do primeiro e segundo ano do ensino fundamental; os professores de Artes e de Educação Física do primeiro ano do ensino fundamental, e os coordenadores pedagógicos. Duas escolas municipais fizeram parte do trabalho de pesquisa, somando o total de dez participantes entrevistados. As entrevistas foram semi-estruturadas, gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise. Foram realizadas dez observações da rotina de duas turmas de primeiro ano, uma turma em cada escola pesquisada. As observações de aula foram base do diário de campo composto durante as mesmas. A análise do trabalho de campo foi feita com base na triangulação de dados, relacionando a coleta do campo com a bibliografia do tema referido. A análise dos dados do trabalho de campo nos guia a refletir sobre duas incidências que recaem ao brincar: a negligência e o equívoco. O brincar voluntário, partindo da própria criança é substituído pelo brincar dirigido. Em quase todo momento da rotina escolar, o brincar é postergado e subordinado ao conteúdo de aula; e o movimento das crianças é cerceado dentro da sala de aula. Mesmo assim, ele existe e se faz presente de forma relutante na voz das crianças (corporalmente), em momentos de liberdade ou libertação, quando a vigilância externa afrouxa ou a construção deste espaço é feita na parceria professor-aluno

Abstract: This is a qualitative study aiming to investigate how children of six years are being integrated in the first year of elementary school, and as the play has been inserted in this context, and also examine the views of teachers on this issue. The legal determination for the "inclusion" of children of six years in elementary school was through the law 9394 of December 20, 1996, the deadline for this implementation was by the year 2010.The research was conducted in Indaiatuba / SP, which adhered to this change in 2009. During the fieldwork, interviews were conducted with teachers and coordinators of elementary schools, plus classroom observation of classes of the first year. The individuals chosen to participate in the research were the classroom teachers of the first and second year of elementary school, teachers of Arts and Physical Education of the first year of elementary school, and coordinators. Two public schools were part of the research, totaling the number of ten participants interviewed. The interviews were semi-structured, recorded and transcribed for later analysis. Ten observations of routine were made in two groups of first year, one class in each school surveyed. The observations in the classroom became the basis for the field diary. The analysis of the field work was based on the triangulation of data collected in the field plus the bibliography of related topics. The analysis of data from field work leads us to reflect on two incidents that fall under play: neglect and misunderstanding.The free play leaving of the child is replaced by play directed. Almost every moment of the school routine searched, the play is postponed and subordinated to the lesson content, and the movement of children is curtailed within the classroom. Nevertheless, it exists and is present of reluctant form in voice of children (bodily) in moments of freedom or liberation, where the external vigilance slackens or the construction of this space is made in the teacher-student partnership
Subject: Ensino fundamental
Criança
Brincar
Trabalho docente
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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