Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275098
Type: TESE
Title: O esporte paralímpico na formação do profissional em educação física = percepção de professores e acadêmicos = The paralympic sport in physical education professional forming: perceptions of teachers and students
Title Alternative: The paralympic sport in physical education professional forming: perceptions of teachers and students
Author: Pena, Luis Gustavo de Souza
Advisor: Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Abstract: Resumo: O Esporte Paralímpico passa por um grande crescimento, sendo a formação de recursos humanos parte importante nesse processo. Profissionais de Educação Física devem cada vez mais tomar contato com esse conteúdo durante seu processo de formação inicial, de modo a qualificar sua prática profissional. Faz-se necessário oferecer oportunidades para os alunos vivenciarem as modalidades paralímpicas, estimulando a reflexão sobre a futura atuação profissional. O objetivo do trabalho é investigar a percepção de docentes e acadêmicos do curso de Educação Física, nas modalidades licenciatura e bacharelado, acerca do Esporte Paralímpico enquanto vivência prática e formação profissional. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 6 professores de disciplinas que abordem o Esporte Paralímpico como um de seus conteúdos e com 10 alunos de graduação e pós-graduação que participaram do projeto de extensão em 5 modalidades paradesportivas e aplicado um questionário em 54 alunos de graduação que participaram de um torneio universitário. Acadêmicos e docentes acreditam que o Esporte Paralímpico é um conteúdo importante a ser trabalhada na Educação Física e a vivência prática é parte fundamental no processo de aprendizagem. Além disso, consideram os espaços extracurriculares como ferramentas importantes de aprendizado, possibilitando o aprofundamento do conteúdo discutido em sala de aula. Espera-se que mais pesquisas possam ser realizadas de modo a relacionar a prática docente com o plano de aulas e as ementas das disciplinas, observarem as aulas, buscarem alternativas extracurriculares, de modo a aprofundar as reflexões sobre a abordagem do Esporte Paralímpico na formação do profissional de educação Física

Abstract: The Paralympic Sport is going through a great development and the professional forming process plays an important role. Physical Education professionals should increase their contact with this subject throughout the forming process and qualify their practice. It is necessary provide opportunities to students experience paralympic sports and spread reflections about the future practice. The aim of this research is investigate the perceptions of Physical Education teachers and students about the Paralympic Sport in Physical Education courses. Were conducted semi-structured interviews with six teachers that work with Paralympic Sport in their disciplines and 10 graduation and post-graduation students participants of a 5 sports-extension project and applied a questionnaire on 54 graduation students who participated a university tournament. Students and teachers believe that Paralympic Sport an important contends to be discussed in Physical Education and the practical experience plays a fundamental role in this process. Besides, they consider extracurricular spaces as useful learning tool, that deep the knowledge debated during the class time. It is expected that more investigations can be conducted relating the teachers practices to the class plan and the disciplines menus, watching the classes, seeking other extracurricular alternatives, and deep the reflections about the Paralympic Sport in Physical Education courses
Subject: Esportes paraolímpicos
Formação profissional
Educação física
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pena_LuisGustavodeSouza_M.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.