Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275089
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Aspectos motores da Paralisia Cerebral Espástica diparética = o Nintendo WII 'MARCA REGISTRADA' como atividade motora complementar = Motor aspects of Spastic Cerebral Palsy : the Nintendo WII 'TRADEMARK' as a supplementary motor activity
Title Alternative: Motor aspects of Spastic Cerebral Palsy : the Nintendo WII 'TRADEMARK' as a supplementary motor activity
Author: Costa, Poliana Chiemi Yamagute, 1982-
Advisor: Duarte, Edison, 1955-
Abstract: Resumo: As crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral (PC) Espástica diparética apresentam comprometimentos músculo-esqueléticos e neuromusculares que restringem o controle normal da postura e as estratégias de equilíbrio estático e dinâmico, interferindo no desempenho de atividades funcionais. As inovações tecnológicas dos últimos anos têm agregado intervenções sensório-motoras através de sistemas de realidade virtual para melhora da estabilidade postural e do controle motor seletivo. Com estes objetivos, o vídeo game Nintendo Wii® que utiliza um sistema de realidade virtual é amplamente utilizado no Brasil, sendo conhecido como Wiireabilitação. Poucos estudos comprovam seus benefícios em crianças com desordens neuromotoras, portanto, este estudo teve como objetivo analisar as mudanças que o uso do sistema de realidade virtual Nintendo Wii® como terapia complementar pode provocar na função motora grossa, alinhamento postural, equilíbrio estático e dinâmico de crianças e adolescentes com PC espástica diparética com marcha independente. Métodos: 12 sujeitos com PC diparética foram alocados aleatoriamente em: grupo controle submetido à fisioterapia convencional (GC, n=6) e grupo experimental submetido à fisioterapia associada à Wiireabilitação (GE, n=6), ambos para treino de alinhamento postural, equilíbrio e função motora grossa. Equilíbrio estático e dinâmico foram avaliados através do sistema de Baropodometria Eletrônica, o alinhamento postural pelo Software para Avaliação Postural (SAPO), e a função motora grossa através das dimensões D e E da escala Gross Motor Function Measure (GMFM-88). Estas variáveis foram mensuradas nos dois grupos antes e após 20 sessões de intervenção, sendo comparadas entre grupo e entre grupo e momento com o testes estatístico ANOVA one-way para medidas repetidas. Para as comparações pairwise foi utilizada análise gráfica (boxplot e gráfico de interação). Resultados: No teste de estabilometria da baropodometria eletrônica, houve diferença estatisticamente significativa na comparação entre grupo para oscilação médio-lateral e ânteroposterior com olhos fechados (cm) e oscilação do centro de pressão na superfície (cm2) com olhos fechados (p=0.050; p=0.005; p=0.009 respectivamente), e diferença na comparação entre grupo e momento para as mesmas variáveis anteriores (p=0.042; p=0.012 e p=0.006 respectivamente). Neste teste observa-se melhora de todas as variáveis no grupo experimental, e piora de todas no grupo controle. Não foram encontradas diferenças significativas que indicassem melhora para as variáveis da função motora grossa, do alinhamento postural, da baropodometria estática e dinâmica. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que 20 sessões de fisioterapia convencional associadas à Wiireabilitação produzem melhora no controle do equilíbrio estático, porém não foram suficientes para produzir mudanças significativas na função motora grossa, no alinhamento postural e na distribuição da carga corporal nos pés

Abstract: Children and adolescents with Spastic Diplegia Cerebral Palsy (CP) present musculo-skeletal impairments that restrict normal postural control and static and dynamic balance strategies, interfering in functional performance activities. Recent technological innovations have added sensory-motor interventions through the use of virtual reality systems to improve postural stability and selective motor control. The video game Nintendo Wii® uses a virtual reality system, approaching the objectives before it is widely used in Brazil and is known as Wiihabilitation. Few researches have proved its benefits in children with motor disorders, thus this research aimed to analyze the changes that using the Nintendo Wii® virtual game system, as a complementary therapy, can cause in gross motor function, postural alignment, static and dynamic balance of children and adolescents with spastic diplegia and independent gait. 12 spastic diplegia subjects were randomly allocated into: control group submitted to conventional physiotherapy (CG, n=6) and experimental group submitted to physiotherapy associated with Wiihabilitation (EG, n=6), both for postural alignment, balance and gross motor function training. Static and dynamic balance were assessed through Electronic Baropodometry, postural alignment was assessed by the Software for Posture Assessment (SAPO), and gross motor function through D and E dimensions of the Gross Motor Function Measure (GMFM-88). These variables were measured in both groups before and after 20 sessions of intervention, and were compared between groups and between group and moment with ANOVA one-way for repeated measures. For pairwise comparisons, a graphic analysis was used (boxplot and interaction graph). Results: In the stabilometry test of the electronic baropodometry, there were statistically significant differences between groups for medio-lateral and antero-posterior oscillations with eyes closed (cm) and center of pressure surface oscillation (cm2) with eyes closed (p=0.050; p=0.005; p=0.009 respectively), and in the comparison between group and moment for the same variables (p=0.042; p=0.012 e p=0.006 respectively). In this test, there was improvement in all variables of experimental group, and decline in all variables of control group There were no significant differences that would indicate improvement on gross motor function, postural alignment, static and dynamic baropodometry variables. The results of the present research suggest that 20 sessions of conventional physiotherapy associated with Wiihabilitation improves control of static balance, however were not sufficient to produce significant changes on gross motor function, postural alignment and foot loading distribution
Subject: Paralisia cerebral
Paralisia cerebral - Reabilitação
Realidade virtual
Video games Nintendo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COSTA, Poliana Chiemi Yamagute. Aspectos motores da Paralisia Cerebral Espástica diparética: o Nintendo WII 'MARCA REGISTRADA' como atividade motora complementar = Motor aspects of Spastic Cerebral Palsy : the Nintendo WII 'TRADEMARK' as a supplementary motor activity. 2013. 94 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275089>. Acesso em: 22 ago. 2018.
Date Issue: 2013
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_PolianaChiemiYamagute_M.pdf14.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.