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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Educação física e inclusão educacional : entender para atender = Physical education and educational inclusion : understanding to attend
Title Alternative: Physical education and educational inclusion : understanding to attend
Author: Seabra Junior, Luiz, 1960-
Advisor: Araujo, Paulo Ferreira de, 1957-
Abstract: Resumo: A partir dos apontamentos e orientações advindas das organizações internacionais, principalmente ONU e UNESCO, é possível perceber em vários países o crescente desenvolvimento de políticas públicas, mesmo que em tempos e formas diferentes, voltadas para as questões da desigualdade, da segregação e da exclusão, em diversos campos e dimensões da sociedade, destacando-se a educação escolarizada e a perspectiva da inclusão. Embora o panorama legal seja favorável e no campo teórico já tenhamos produção quantitativa e qualitativamente considerável, quando se discute a temática da inclusão educacional, o cenário atual que se apresenta ainda é coberto de ações descontextualizadas e de insegurança, sobretudo no campo da intervenção. Estas ações parecem ser mediadas pela representação e pela percepção que os professores têm acerca do tema e por questões de formação profissional de pouca qualidade, o que pode influenciar direta ou indiretamente o processo ensino-aprendizagem, resultando em desacordos entre entendimento e atendimento no processo da inclusão. Como consequência destes desacordos, contrariando as expectativas iniciais, o paradoxo da inclusão/exclusão tem se tornado mais evidente e até mais frequente no ambiente escolar, na medida em que os alunos com necessidades educacionais especiais chegam às classes comuns no denominado ensino regular. A partir deste cenário os objetivos do presente estudo foram identificar e analisar que procedimentos, estratégias e conteúdos estão presentes na prática pedagógica dos professores nas aulas de Educação Física no ambiente escolar, no que se refere a uma educação física para todos; Identificar as representações que os professores de Educação Física têm acerca da inclusão e desta para com a Educação Física na escola; Identificar as necessidades e inquietações do professor em relação ao atendimento do aluno em condição de deficiência nas salas regulares, nas aulas de educação física. O delineamento metodológico seguiu o modelo de pesquisa qualitativa de cunho descritivo. O método utilizado para coleta de dados foi composto por questionário com questões fechadas e entrevista pelo método de Grupo Focal. Os resultados apontaram ações e práticas pedagógicas com vários pontos de desacordo em relação à proposta da inclusão; Tendência de relacionar de forma direta inclusão à deficiência; Tendência de entendimento ainda baseado no paradigma médico; Maior facilidade no atendimento da deficiência física em relação a intelectual; Necessidade e expectativa dos professores por formação continuada e apoio pedagógico especializado

Abstract: From the notes and guidelines resulting from international organizations, especially UN and UNESCO, it is possible to realize in many countries the growing development of public policies, even in times and different ways, focused on the issues of inequality, segregation and exclusion, in various fields and dimensions of the society, highlighting the education teacher training and the perspective of inclusion. Although the legal landscape is favorable and in the theoretical field we have quantitative production and qualitatively considerable, when discussing the topic of educational inclusion, the current scenario is still covered in shares non sequitur and insecurity, particularly in the field of intervention. These actions seem to be mediated by representation and by the perception that teachers have about the topic and by vocational training matters of poor quality, which can influence directly or indirectly the teaching-learning process, resulting in disagreements between understanding and care in the inclusion process. As a result of these disagreements, contrary to initial expectations, the paradox of inclusion/exclusion has become more evident and even more frequent in the school environment, in that the students with special educational needs reach the common classes, called in regular education. From this scenario objectives of this study were to identify and analyze procedures, strategies and content are present in the pedagogical practice of teachers in physical education classes in schools, with regard to a physical education for all; identify the representations that physical Education teachers have about inclusion and this towards physical education at school; Identify the needs and concerns of teachers in relation to student attendance on condition of disabilities in regular classrooms in physical education classes. The methodological design modeled after a descriptive qualitative research. The method used for data collection consisted of closed questions and the interview method Focus Group. The results indicated actions and pedagogical practices with several points of disagreement with the proposal of inclusion; Trend relate to disability inclusion; Trend of understanding still based medical paradigm; Difficulty in meeting the intellectual disability; need and expectation of continuing education for teachers and specialized educational support
Subject: Educação física
Inclusão em educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SEABRA JUNIOR, Luiz. Educação física e inclusão educacional: entender para atender = Physical education and educational inclusion : understanding to attend. 2012. 111p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275012>. Acesso em: 21 ago. 2018.
Date Issue: 2012
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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