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Type: TESE
Title: Formação continuada de professores de educação fisica em ambiente escolar inclusivo
Title Alternative: Continuing formation of physical education teachers in an inclusive school environment
Author: Cruz, Gilmar de Carvalho
Advisor: Ferreira, Julio Romero, 1947-
Abstract: Resumo: Refletir e agir sobre a Educação na transição entre milênios impõe-nos o desafio de encarar a herança de uma realidade construída num longo processo histórico. Apesar de todo conhecimento acumulado, carecemos de proposições capazes de contribuir na superação de insistentes contradições sócio-educativas. Pensando em algumas delas, podemos mencionar a existência de jovens desassistidos pelo nosso sistema de ensino e questionáveis processos de escolarização aos quais são submetidas pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. A escola ¿ na figura dos atores sociais que lhe dão vida ¿ deve se fortalecer nessa jornada com vistas ao aprimoramento do seu modo de lidar com as demandas individuais e sociais coetâneas. Neste sentido, a necessidade de projetar uma escola capaz de suplantar suas próprias contradições passa pela contribuição específica que cada disciplina ¿ entre elas a Educação Física ¿ oferece à consecução do projeto pedagógico elaborado e implementado pela própria escola. Por conseguinte, o presente estudo apoiou-se na implementação de um programa de formação continuada destinado a professores de Educação Física do município de Londrina, no Paraná, guardando como objetivos: a) acompanhar os modos como professores do componente curricular Educação Física lidam em suas aulas com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e b) apontar como um programa de formação continuada pode aprimorar o instrumental do professor de Educação Física com vistas à elaboração de respostas às provocações lançadas por uma perspectiva educacional inclusiva. A pesquisa assentou-se em pressupostos metodológicos da pesquisa-ação e de grupo de focalização. Dezesseis professores de Educação Física, da rede pública municipal de ensino de Londrina, constituíram Grupo de Estudo/Trabalho com foco nas questões relativas à intervenção do professor de Educação Física em ambientes escolares inclusivos. Foram realizados encontros quinzenais durante os anos 2002 e 2003. Para efeito de coleta de dados foram adotados na dinâmica do Grupo: entrevistas coletivas, observações e análises de aulas registradas em VHS e diários de campo reflexivos. O tratamento dos dados coletados configurou fotografia, radiografia e cinematografia do Grupo. Os resultados encontrados indicam contradições importantes de serem superadas no ambiente escolar, e que refletem no atendimento educacional prestado por professores de Educação Física a alunos com necessidades especiais em contextos educacionais que se pretendem inclusivos. A título de considerações finais indica-se procedimentos relacionados à implementação de programas de formação continuada, assim como à realização de pesquisas numa perspectiva relacional. Deste modo, sugere ser de fundamental importância que a autonomia profissional seja exercitada no sentido de fortalecer a autoria de projetos pedagógicos que garantam o processo de escolarização de nossos alunos. Essa conjugação do exercício responsável da autonomia, com a autoria de projetos pedagógicos efetivos, pode sustentar a autoridade profissional do professor de Educação Física dentro da escola. A inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais é, neste sentido, uma provocação que não pode ser ignorada

Abstract: To reflect and to act upon Education in the transition between millenniums poses a challenge for us to face the heritage of a reality built during a long historical process. Besides all the knowledge accumulated, we lack propositions that may contribute to the overcoming of insistent socio-educative contradictions. Thinking about some of them, we can mention the existence of the youth unassisted by our teaching system and questionable schooling processes to which people who present special educational needs are submitted. The school ¿ presented in the social actors who give it life ¿ must strengthen itself in this journey aiming at perfecting its way of dealing with individual and social demands. In that sense, the need to project a school that is able to overcome its own contradictions comprises the specific contribution that each discipline ¿ Physical Education included ¿ provides to the accomplishment of the pedagogical project built and implemented by the school itself. So, the present study is based on the implementation of a continuing formation program designed to Physical Education teachers in the city of Londrina, Paraná, and aims at: a) accompanying the modes in which teachers of the Physical Education curricular component deal in their classes with the proposal of school inclusion of students who present special educational needs; and b) pointing out how a continuing formation program can perfect the instrumental component of the Physical Education teacher, aiming the answers to provocations presented by an inclusive educational perspective. The research is based on the action-research and focalization group methodological suppositions. Sixteen Physical Education teachers belonging to the public educational system of Londrina constituted the Study/Work Group focusing on the issues related to the intervention of the Physical Education teacher in inclusive school environments. The meetings were carried out every other week during the years 2002 and 2003. Data collection was carried out by means of: collective interviews, observation and analysis of classes recorded in VHS, and reflective field diaries. The treatment given to the data collected included Group photography, radiography, and cinematography. The results verified indicate important contradictions to be overcome in the school environment, reflecting on the educational assistance given by teachers of Physical Education to students with special needs in educational contexts that intend to be inclusive. Final considerations suggest procedures related to the implementation of continuing formation programs as well as the accomplishment of research in a relational perspective. Thus, it is of fundamental importance that professional autonomy be exercised to strengthen the authorship of pedagogical projects that guarantee the schooling process of our students. Such conjugation of responsible exercise of autonomy with the authorship of effective pedagogical projects may support the authority of the teacher of Physical Education in the school environment. School inclusion of students who present special needs is, in that sense, a provocation that cannot be ignored.
Subject: Educação física
Educação permanente
Inclusão
Ambiente escolar
Professores de educação física
Formação profissional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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