Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274949
Type: TESE
Title: Em busca da formação de individuos autonomos nas aulas de educação fisica
Author: Duckur, Lusirene Costa Bezerra
Advisor: Freire, João Batista
Silva, João Batista Freire da
Abstract: Resumo: como ponto de partida o papel da Educação o presente estudo apresenta uma discussão a respeito de ferramentas teóricometodológicas para práticas pedagógicas em Educação Física escolar. O objetivo consiste em discutir caminhos que podem ser percorridos valendo-se do fazer pedagógico e tendo Física no contexto sócio-cultural. Busca-se, assim, identificar avanços e possíveis equívocos entre as dimensões da preconização da teoria e a prática propriamente dita, entendida como uma necessidade emergente. Tem-se como fonte de análise a experiência de professores de Educação Física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, quanto à elaboração e implementação de uma proposta de ensino. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica buscando referências para a reflexão no que conceme à prática pedagógica mediante a qual se almeja a formação de indivíduos autônomos, o que permitiu analisar e refletir a respeito da ação pedagógica. Pretende-se, com essa reflexão, colaborar diretamente para a prática pedagógica de inúmeros professores e professoras carentes de clareza quanto aos valores e conteúdos que se instauram e desenvolvem-se na escola, além de contribuir para o debate acadêmico em tomo do tema

Abstract: The present study presents a discussion about theoretical and methodological tools for pedagogical practices of Physical Education in primary and secondary schools. The aim here is to discuss paths that can be followed from our own pedagogical work. As a starting point, we consider the role of Physical Education in a social-cultural context and we try to identify advancements and possible mistakes made from what is said in theory to what is actually done in practice, which is here understood as an emerging need. In this sense, our source of analisys is the experience of Physical Education teachers at CEPAE-UFG*, in the preparation and implementation of a course of action. To do so, we conducted a bibliographical analysis in search of references for a reflection upon the pedagogical practices that aim at educating autonomous individuais. This analysis allowed us to analyse and reflect upon our own pedagogical practices. With this study, we intend to give a direct contribution to the pedagogical practice of innumerable teachers who feel the need for more clarification on the values and contents that are adopted and developed in schools, and we also intend to contribute to the academic debate over the issue
Subject: Educação física
Prática de ensino
Escolas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2003
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Duckur_LusireneCostaBezerra_M.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.