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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Creche e Emei : encontro ou confronto
Author: Moraes, Licia Garagnani Galvão de
Advisor: Perez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Gallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-
Abstract: Resumo: A Educação Infantil, na cidade de São Paulo, trilhou um caminho histórico que deu origem a duas formas de atendimento à criança: 1ª) as creches, vinculadas a Secretaria da Assistência Social ¿ SAS, com funcionamento de doze horas e englobando a faixa etária do 0 aos 6 anos e, 2ª) as Escolas Municipais de Educação Infantil ¿ EMEIs - vinculadas a Secretaria Municipal de Educação ¿ SME, com funcionamento de quatro horas e englobando a faixa etária dos 4 aos 6 anos. Recentemente, a Lei de Diretrizes e Bases ¿ LDB ¿ 9.394/96, considerou a Educação Infantil ¿ 0 a 6 anos - como primeira etapa da Educação Básica, devendo ter todo seu atendimento vinculado à Secretaria da Educação dos municípios. Com isso, na cidade de São Paulo, desencadeou-se um processo denominado Transição, onde a rede de creches foi entregue pela Secretaria da Assistência Social à Secretaria Municipal de Educação.Este estudo, realizou o acompanhamento deste processo de Transição, dentro da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, na Subprefeitura de Campo Limpo e M¿Boi Mirim, através da análise das documentações legais produzidas neste período, do levantamento das ações desenvolvidas pelos governos a partir de 1.999, e de entrevistas com os funcionários diretamente envolvidos no processo. Foram utilizados como apoio, os marcos teóricos da Educação, da Psicologia Evolutiva, da Filosofia da Educação e da Educação Física, através da Pedagogia do Movimento. O que pode ser percebido ao termino deste estudo, é que apesar do processo de transferência ¿ Transição ¿ da rede de creches ao sistema educacional ter de fato se efetivado na cidade de São Paulo, muito ainda preciso ser feito, no sentido de se criar um Sistema de Educação Infantil que integre Creches e EMEIs, em uma mesma visão de homem, infância, aprendizagem e desenvolvimento

Abstract: Nursery Education in São Paulo has thred a historical path which created two distinct forms of attendance to children. The first one is based on Day Care centers, the "creches", linked to the "Secretaria da Assistência Social" ¿ SAS (Secretary of Social Assistance), working 12 hours in a day assisting the age group from 0 to 6 years old. The second one is represented by the "Escolas Municipais de Educação Infantil" ¿ EMEIs (Nursery Education Schools of the City), linked to the "Secretaria Municipal de Educação" ¿ SME (Secretary of City Education), working in a 4 hour basis assisting children from 4 to 6 years old. Recently, in Brazil, the "Lei de Diretrizes e Bases" (Law for Guidelines and Bases, LDB ¿ 9.394/96) considered Nursery Education from 0 to 6 years old as the first stage in Basic Education. Therefore, it should have all its attendance, in the cities, related to the "Secretaria Municipal da Educação" - SME. Thus, a transitional process called "transição" ocurred in the city of São Paulo, where the Day Care network has been given, by the "Secretaria da Assistência Social" - SAS, to the management of the "Secretaria Municipal de Educação" - SME. Our study kept track of this transitional process in the City Hall of São Paulo, in the "Subprefeitura de Campo Limpo" and also "M'Boi Mirim", analysing legal documents produced in that period; exposing the actions taken by many governments since 1999; and through interviews with the employees directly involved in the process
Subject: Educação
Educação infantil
Educação física escolar
Ensino - Aprendizagem
Formação profissional
Escolas publicas - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MORAES, Licia Garagnani Galvão de. Creche e Emei: encontro ou confronto. 2005. 171p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274934>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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