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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
Title Alternative: Analysis of the teacher self-efficacy of physical education instructors
Author: Venditti Júnior, Rubens
Advisor: Winterstein, Pedro José, 1952-
Abstract: Resumo: A auto-eficácia se caracteriza como as crenças nas capacidades individuais de organizar e executar cursos de ação, necessários à realização de determinadas tarefas ou feitos dirigidos a uma meta. Engloba processos auto-perceptivos e avaliativos, que relacionam fatores ambientais, pessoais e comportamentais. Neste trabalho, a auto-eficácia é aplicada na compreensão do controle interno das crenças e percepções que envolvem a prática docente em Educação Física (EF), especificamente para a área de EF adaptada (EFA), caracterizada por atender pessoas com necessidades especiais. O fato da EF se configurar repleta de conteúdos e atividades práticas e corporais, reforça a necessidade em se compreender o fenômeno da auto-eficácia de maneira singular e sistematizada. Além disso, os critérios disciplinares e métodos avaliativos; espaço das aulas e seus conteúdos práticos; realçam a necessidade de atenção especial a detalhes diferenciais da EF. A problemática se encontra na análise das possíveis contribuições da auto-eficácia e suas associações com: satisfação, preferência de atuação profissional e disposição para continuidade docente em EF. Além disso, surgem associações na percepção de competências, segurança, engajamento e domínio de conteúdos para atuação docente no ambiente da EF inclusiva. Por meio de dois instrumentos aplicados em 44 profissionais atuantes na área, destacam-se alguns fatores e aspectos relacionados à auto-eficácia docente. Os resultados obtidos evidenciam as associações da auto-eficácia com a questão motivacional do professor, através de sua satisfação pessoal e disposição para continuar na carreira docente, bem como os níveis de esforço e persistência. Também aparecem relações a respeito da influência da formação profissional e a configuração da auto-eficácia para o profissional de EF, que valoriza sobremaneira as expectativas de resultados, os desempenhos e a avaliação direta das atividades corporais de seus alunos, como parâmetros a respeito de suas capacidades de ensinar. Verificou-se que outras fontes são também importantes na formação da eficácia docente e existem inúmeras possibilidades para desenvolver estas crenças ainda precocemente. Dentre os profissionais entrevistados, os maiores níveis de auto-eficácia docente estavam entre os professores com preferências de atuação em treinamento esportivo, seguidos por aqueles com escolha na atuação em EFA. A perspectiva social cognitiva e as propostas de ensino reflexivo configuraram-se excelentes referenciais, comuns para as discussões sobre as crenças docentes, formação profissional e atuação em EF e EFA

Abstract: Analysis of the teacher self-efficacy of Physical Education Instructors The self-efficacy is characterized as the beliefs on the individual capacities of organizing and executing courses of action, which are necessary to the achievement of certain tasks directed to a goal setted. Includes self-perceptive and evaluation effects that relate environmental, personal and behavioral factors. In this study, the self-efficacy is applied on the comprehension of the internal control of belief perception which involves the teaching in Physical Education (PE), specifically for the Adapted Physical Education (APE) area, characterized for attending handicapped people with special necessities. The fact of the PE configures itself full of contends and practical body activities strenghns the need of understanding the phenomenon of the self-efficacy in a singular and sistemized way. Besides, the discipline criteria and evaluate methods, space of the classes and its practical contends, show the need of special atention to differencial details of the PE. The question is the analysis of the possible contributions of the self-efficacy and its association with the satisfaction, professional acting preferences and avalability for the PE teaching continuity. Moreover, associations to the perception of competence arise, as well the security, engagement and contend mastery for the PE teaching in the inclusive PE environment. Through 3 instruments applied on 44 acting professionals of the field, we can highlight some factors and aspects related to teacher self efficacy. The results show the associations of the self-efficacy with the motivational questions of the teacher through their personal satisfaction and avalability to continue with the teacher PE career, as well the levels of efforts and persistance. There are also relations related to the professional career influence and the self-efficacy configuration to the PE professional, which really worships the outcome expectations, the performance and the direct evaluation of the body activities of its students as parameters related to the teaching skills. We also verify that other sources are important for the construction of the teaching efficacy, and there are uncountable possibilities for early developing of these beliefs. Among the interviewed professionals the highest levels of teacher self-efficacy were the teachers with preferences of acting on the sportive trainning area, followed by those who chose the APE. The social cognitive perspective and the proposals of the reflexive teaching showed themselves as excellent referencials, and complement the discussion about the teaching beliefs, professional career and PE or APE educational acting
Subject: Educação física - Aspectos psicológicos
Educação física para deficientes
Psicologia
Professores universitários
Interesse profissional
Autoeficácia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica. 2005. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274925>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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