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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Jocimar Daoliopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisicapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEducação fisica, escola e cultura : o enredo das diferençaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rogerio Cruz dept_BR
dc.contributor.advisorDaolio, Jocimar, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como as diferenças são significadas e representadas pelos "atores sociais" que compõem o universo simbólico das aulas de educação física. Os personagens deste "enredo" constituem uma turma de 8° série de uma escola da rede pública do município de Campinas, São Paulo. O trabalho está delineado como uma etnografia, no sentido de uma "descrição densa", conforme Clifford Geertz (1989). Durante I (um) bimestre letivo estive imerso nesse cotidiano escolar, no intuito de ler as "entrelinhas" e filtrar o dito e o não dito no que se refere ao objetivo deste estudo. Tal incurso levou-me à possível compreensão de que as diferenças - entre os sexos, físicas, de comportamento, de habilidade, cor de pele e maneiras de se vestir - apresentadas pelos alunos nas aulas de educação física serviram de parâmetros definidores de desigualdade de oportunidades, preconceitos e sectarismos pautados por estereótipos. Nesse sentido, pude compreender que o entendimento das diferenças pelos "atores sociais" esteve permeado por um certo reducionismo, que tende a enxergar o "outro" somente por suas características mais visíveis, obscurecendo a complexidade da dinâmica cultural. Assim, subsidiado por uma perspectiva intercultural de educação e educação física, compreendi que as diferenças necessitam ser consideradas na ótica da alteridade que, pressupondo o "outro", possibilitaria o encenar das diferenças com outro enredo. Este proporcionaria a todos o acesso à aula, não como mero direito, mas na direção de um diálogo profícuo com o "outro"; seria palco de aprendizado com o diferente; seria, enfim, um enredo que, ao invés de estabelecer sectarismos, proporcionaria um compartilhar democrático de saberes e experiências. Pois, se o "outro" constitui-se em não mais do que um possível "eu", não faz sentido compreendê-lo como inferiorpt
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study is to understand how the differences are seen and represented by the "social actors" that comprise the symbolic universe of the physical education classes. The characters in this "plot" are 8th grade students of a public school in the city of Campinas, São Paulo, Brazil. The work is designed as ethnography, in the sense of a "dense description" according to Clifford Geertz (1989). I was immersed in this school's daily activities during one bimester, in order to "read between the lines" and filter what is said and what is not said regarding the purpose of this study. Such immersion led me to the possible understanding that the differences - between sexes, physical, behavioral, skilllevels, skin color and dressing habits - showed by the students in physical education classes served as parameters defining differences in opportunities, prejudices and sectarianism regulated by stereotypes. In this sense, I was able to understand that differences are seen by the "social actors" in a way permeated by a certain reductionism, tending to see the "other" only through his or hers most visible characteristics, thus dimming the complexity of cultural dynamics. Then, supported by an inter-cultural perspective of education and physical education, I understood that the differences must be considered under the point of view of alterity that, presupposing the "other", would make possible to stage the differences with another plot. This would give everyone access to the classes, not as a mere right but in the direction of a proficuous dialogue with the "other", it would be the stage for learning with the different; in short, it would be a plot that, instead of establishing sectarianism, provided a democratic sharing of knowledges and experiences. Because, ifthe "other" is no more than a possible "me", there is no sense in seeing him/her as an inferior personen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rogerio Cruz de. Educação fisica, escola e cultura: o enredo das diferenças. 2006. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274916>. Acesso em: 5 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGusmão, Neusa Maria Mendes dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAyoub, Elianapt_BR
dc.date.defense2006-01-31T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-05T23:09:42Z-
dc.date.accessioned2018-08-05T23:09:42Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-05T23:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_RogerioCruzde_M.pdf: 424145 bytes, checksum: 6d31dfb1da29f4e27c3d3a8eabdcaa62 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274916-
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