Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274902
Type: TESE
Title: Atividades circenses : possibilidades e perspectivas para a educação fisica escolar
Title Alternative: Circus activities: possibilities and perspectives to school physical education
Author: Duprat, Rodrigo Mallet, 1977-
Advisor: Perez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Gallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-
Abstract: Resumo: O presente estudo analisou, a partir da ótica sócio-cultural da educação física, o circo como um conteúdo relevante a ser tratado na escola, identificando dentro destes conhecimentos os que realmente podem ser sistematizados e ensinados no âmbito escolar. Para atingir este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico para a obtenção dos fundamentos histórico-críticos e contextualizados das artes circenses, que permita aos professores dar subsídios teóricos a seus alunos, na busca de uma vivência rica em valores e um conhecimento significativo. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos de uma sexta série do ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram filmadas em câmera digital e posteriormente analisadas. Ao final das aulas editamos um DVD didático-pedagógico que pode servir como uma referência aos profissionais que busquem incorporar este conhecimento às suas aulas de educação física

Abstract: The current study has analyzed, from the social cultural aspect of the physical education, the circus as a relevant content to be dealt at school, identifying in the school environment what can be taught and synthesized in a regular basis. In order to achieve this objective, a bibliographic survey was developed to get the critical and historic fundaments in the circus context, which allows teachers to provide theoretical background to their students in seeking of value based rich experiences and significant knowledge. The methodology used approached qualitative research of action-research, developed in a two month program inside a public school, with sixth grade students. The interviews and classes were recorded with a digital camera and further analyzed. At the end of the classes a pedagogical DVD was edited to support and be used as a reference to the professionals who intend to use the knowledge in their own physical education classes
Subject: Circo
Educação física escolar
Didática
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Duprat_RodrigoMallet_M.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.