Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274899
Type: TESE
Title: Equitação e volteio com crianças carentes : uma proposta educacional
Author: Weller, Mirja Jaksch Weller
Advisor: Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-
Abstract: Resumo: Este trabalho propôs elaborar, implantar, desenvolver e avaliar um programa de equitação e volteio para crianças carentes de sete a doze anos. As crianças foram submetidas ao programa que oferece um meio com condições adequadas ao seu desenvolvimento, com base, especialmente, nos recursos que o cavalo oferece para estimular o desenvolvimento de crianças e dos jovens. Este trabalho também faz uma contribuição para a área de esporte ao organizar um programa de volteio para fins educacionais. A revisão bibliográfica contribuiu para uma melhor compreensão das particularidades sócio-culturais das crianças estudadas, o desenvolvimento da criança e a contribuição biopsicossocial do programa de equitação e volteio. O método utilizado foi a pesquisa-ação e procedimentos etnográficos. O programa foi constantemente avaliado por meio de registros das manifestações das crianças durante a aula. A avaliação do programa foi feita com as seguintes medidas: O desenvolvimento físico e motor por meio da antropometria e testes motores; O diagnóstico da personalidade por meio do teste de desenho (Campos, 1993); O desenvolvimento cognitivo da criança por meio do desenho da figura humana (manual para crianças brasileiras Wechsler, 1996); A Avaliação do auto conceito em diferentes meios; Os Registros dos significados atribuidos ao volteio por diferentes pessoas relacionadas ao programa e; O significado que a criança atribuiu ao volteio. O programa de atividade desenvolvido nesta pesquisa foi descrito pelos seguintes itens: os elementos técnicos, os passos básicos de uma aula de volteio, alguns princípios de relações humanas no processo e as quatro fases do programa que qualificam a evolução da criança no mesmo. Nesta pesquisa algumas observações foram feitas: Rápida familiarização das crianças com o programa; Um aumento da qualidade de suas relações, caracterizado por uma diminuição das agressões; Um aumento do autocontrole e um respeito ao cavalo pela criança em diferentes dimensões; As crianças tiveram melhor autopercepção nas aulas de volteio, se comparadas com outros microssistemas como a escola

Abstract: This work aims to elaborate, implement, develop and evaluate a program of riding and vaulting for deprived seven to twelve year old children. These children were submitted to the program above which offers an environment with adequate conditions for child development, mainly based on the resources that a horse offers to stimulate the child youth dvelopment. This work also makes a contribution to the sport area, regarding the organization of a vaulting program with educational purpose. The bibliographic review provided a better understanding of the socio-cultural singularity of the children of this study, child development and the bio-psychosocial contribution of riding and vaulting programs. The methods used in this study were research-action and the ethnographical proceedings. The program was constantly evaluated through the records of the child manifestations during class. The evaluation of the program was done through the followingmeasurements: the physical and motor development through anthropometry and motor tests; the diagnostic of the personality using the drawing test (Campos, 1993); the Child Cognitive Development through the Human Figure Drawing (Manual for Brazilian Children, Wechsler, 1996); self-concept in different environments; records of the meanings attributed to the vaulting itself from different subjects related to the program, and; the meaning that the children gave to vaulting. The activity program developed withinthe scope of this research was described through the followingitems :The tecnical elements, the basic steps of a vaulting class, some principies of the human relationship, and four phases of the program which qualifythe evolution of the children within it." Many observations were made from this research: Very soon the children became familiar with the activity program; An increase of the relationship qualitywas noticed, marked by a decrease of aggression; There was an increase of self-control and the respect from the children to the horse in different dimensions; The children had a better self-perception in the vaulting class compared to other microsystems such as school
Subject: Equitação
Pobreza
Crianças pobres
Educação
Psicologia educacional
Escolas - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Weller_MirjaJakschWeller_M.pdf4.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.