Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274884
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Avaliação e intervenção socio-neuromotora de crianças com marasmo na primeira infancia
Author: Silva, Silvana Maria Moura da
Advisor: De Marco, Ademir, 1954-
Marco, Ademir de
Abstract: Resumo: Esta investigação oferece subsídios à resolução da problemática existente, em nosso meio, quanto à falta e inadequação de recursos estimuladores no seio da família de crianças desnutridas graves, do tipo marasmo, e no ambiente do hospital, onde são internadas longo período para reabilitação nutricional. Dentro desse contexto, o objetivo principal da pesquisa consistiu em elaborar procedimentos de avaliação e de intervenção precoces destinados às crianças marasmáticas na primeira infância e aos ambientes de convivência (hospital e lar). Foram realizados estudos de casos de cinco crianças, com idades variando entre dois meses a um ano de idade, portadoras daquele quadro clínico, previamente selecionadas por variáveis intervenientes, das internadas por motivo de desnutrição em hospitais públicos pediátricos em São Luís - MA Os instrumentos de coleta de dados compreenderam: "dossiê" da criança no hospital, entrevista de anamnese com o responsável e Escala do Desenvolvimento Neuromotor, especialmente elaborada para esta pesquisa, com base na observação sistemática das crianças, objetos de estudo, em diversos momentos de sua rotina e situações lúdicas. Complementaram esses instrumentos dois roteiros (um para o hospital e outro para o lar) para verificação das oportunidades de estimulação. Para facilitar a análise dos dados nas situações de estimulação para as crianças, objetos de estudo, foi realizado grande número de filmagens dos momentos mais importantes de cada uma delas no hospital e, também, no lar, quando da aplicação da escala e dos roteiros citados. Com base nos dados coletados na avaliação do desenvolvimento neuromotor dessas crianças e na identificação das oportunidades de estimulação nesses dois ambientes de convivência, foi possível construir um programa de estimulação precoce, adaptado ao nível do desenvolvimento delas, aos seus atrasos, às condições ambientais estudadas, que poderá ser aplicado nos lares das mesmas e no ambiente hospitalar. Os componentes curriculares deste programa compreenderam objetivos geral e específicos, atividades estimuladoras, recursos materiais, procedimentos de intervenção, duração do programa e ambientes de estimulação. As conclusões e as recomendações decorrentes se destinam à promoção dotese.doc s profissionais de saúde quanto à aplicação do referido programa às crianças com marasmo, a fim de proporcionar-lhes, sobretudo um adequado desenvolvimento neuromotor, assim como a melhoria das condições estimuladoras em seus lares e no contexto hospitalar onde permanecem internadas

Abstract: Not informed.
Subject: Desnutrição nas crianças
Psicologia infantil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_SilvanaMariaMourada_D.pdf15.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.