Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274881
Type: TESE
Title: Estudo das propostas de formação profissional desenvolvidas pala Faculdade de Educação Fisica de Santo Andre
Author: Anderaos, Margareth
Advisor: Tojal, João Batista Andreotti Gomes, 1944-
Abstract: Resumo: Através deste estudo investigou-se como tem sido a preparação profissional em Educação Física na Faculdade de Educação Física de Santo André - FEFISA, em dois momentos distintos: 1972, primeiro ano de grade completa após a criação do curso, e 1991 primeiro ano de grade completa após a substituição da Resolução CFE n° 69/69 pela Resolução CFE n° 03/87. Para atingir o objetivo proposto no estudo, analisou-se o programa de todas as disciplinas através de objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e bibliografia e procedeu-se a comparação dos programas componentes das grades curriculares, considerando-se cada um dos momentos. Paralelamente realizou-se a análise dos Regimentos Internos que guiaram as ações da instituição nos anos de 1972 e 1991, buscando-se detectar se as oportunidades oferecidas pela Resolução CFE n° 03/87 possibilitaram melhorias na estrutura regimental e administrativa do curso. Foi realizado também, levantamento bibliográfico a respeito de temas que influenciaram a Educação Física no Brasil, com o intuito de se perceber em que medida a FEFISA tem se atualizado. Complementarmente, foi efetuado levantamento das propostas contemporâneas acerca da identificação do seu objeto de estudo. Foram analisadas as obras de autores que tratam da Educação Física escolar, pois o caso aqui estudado centrou-se no oferecimento de licenciatura, e de obras de autores que se aprofundaram em temas referentes a formação profissional. Pelo estudo realizado, foi possível chegar a algumas conclusões sobre a situação da formação oferecida pela FEFISA, bem como o oferecimento de considerações finais relevantes, dentre as quais destaco: ao longo dos 19 anos analisados, os programas das disciplinas se alteraram pouco, impedindo que se conclua pela capacitação do curso, atualização de conteúdos e bibliografias; o aumento de carga horária quando da Resolução CFE 03/87, ocorreu cumprindo determinações legais mas não se percebe, pelos documentos disponíveis, preocupação com a qualidade; não se pode afirmar que havia, nos dois momentos analisados, integração das disciplinas, e dessas com o curso

Abstract: This study provides for an investigation on the development of a professional background in Physical Education at Faculdade de Educação Física de Santo André-FEFISA, over two distinct periods: the year of 1972, the first year with a complete curriculum after the creation of the course, and the year of 1991, the first year with a complete curriculum after Resolution CFE No. 03/97has revoked Resolution CFE No. 69/69. In order to attain the goal established herein, the programmes of all disciplines have been analyzed with respect to objectives, contents, evaluation criteria and bibliography, and the programmes comprised by the curiculum, with due consideration to each of the periods. Meanwhile, the Internal Regulations which have lead the actions of the institution in the years of 1972 and 1991 have been analyzed, in order to identify whether the opportunities offered by Resolution CFE No.O3/87 nave aUowed any improvements in the regulatory and administrative structures of the course. The bibliography concerning the topics which have had influence on Physical Education to Brazi1 was also researched, in order to perceive to what extent FEFISA has updated. Complementarily, the contemporary proposals towards the identification of its object of study have been upraised. Since the case studied herein has focused the granting of teaching licenses, works of authors who deal with Physica1 Education in schools and wor-ks of authors who have further studied topics concerning the development of a professional background have been studied. Through this study, it was possibIe to get to -some-conclusions with respect to the situation of the professionat background formation offered by FEF1SA, and to present relevant final considerations. The professional background formation offered has changed little in spite of the increase in the number of disciplines and in the horary charge; the curricula present similarities with regard to the fack of integration amongst the disciplines; and at no point in time the man was considered from the four perspectives - body, soul, nature and society ? because the main focus has always been numan -body, assoctating strong hygienic and technicist traces to the concept of Physical Education
Subject: Educação física
Formação profissional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Anderaos_Margareth_M.pdf4.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.