Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274879
Type: TESE
Title: A ginastica geral na sociedade contemporanea : respectivas para a Educação Fisica escolar
Author: Ayoub, Eliana, 1966-
Advisor: Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Abstract: Resumo: Este estudo sobre a Ginástica Geral (GG) tem como objetivos centrais compreender como essa atividade vem se manifestando na sociedade contemporânea e discutir quais são as suas perspectivas para a Educação Física Escolar.Em virtude da escassez de bibliografia sobre esse tema, aliamos à pesquisa bibliográfica a realização de uma pesquisa de campo, efetuada em dois momentos: no primeiro, com a intenção de encontrar informações sobre a GG no mundo e no Brasil, foram feitas observações de eventos nacionais e internacionais de Ginástica Geral e entrevistas com ginastas, professores e dirigentes (brasileiros e estrangeiros); e no segundo, visando aprofundar a discussão em tomo das perspectivas da GG no contexto escolar, foi desenvolvido um projeto de Ginástica Geral com professores de Educação Física das escolas públicas de Campinas. No decorrer deste trabalho, projeto a imagem da Ginástica Geral na sociedade contemporânea, tomando, como referência básica para a reflexão, a trajetória de sistematização da Ginástica desde o século XIX, o processo de estruturação da GG na Federação Internacional de Ginástica neste século e o conjunto das informações conseguidas no "Primeiro Momento" da pesquisa de campo. Procuro, de um lado, identificar os sentidos e significados que têm acompanhado a difusão da GG em nossos dias, e de outro, conferir-lhe novos sentidos e significados que permitam potencializar o seu caráter "transformador". À medida em que a imagem da Ginástica Geral vai sendo projetada, podemos visualizá-Ia como uma síntese entre o que foi e o que é a Ginástica na atualidade e como uma atividade que traz consigo a possibilidade de re-descobrirmos o prazer, a inteireza e a técnica/arte da linguagem corporal. Posteriormente, situo a trajetória da Ginástica no contexto escolar no Brasil e aprofundo o significado da Ginástica Geral enquanto conhecimento a ser tratado na Educação Física Escolar, reconhecendo-a como o caminho mais apropriado para resgatarmos, para re-criarmos, para re-significarmos a Ginástica na escola, numa perspectiva de "confronto" e síntese, e também numa perspectiva lúdica, criativa e participativa. Em seguida, imagino um projeto de GG nas escolas públicas de Campinas, a partir do qual discuto as suas possibilidades de desenvolvimento na instituição escolar

Abstract: This study of General Gymnastics (GG) aims to understand how this activity has been displayed in modem society and to discuss its perspectives regarding Physical Education in Schools. Due to the shortage of literature on that subject, a field research was combined to the bibliographic research and conducted in two different phases. First, in order to gather information about GG worldwide and in Brazil, national and international events of GG were observed and interviews with gymnasts, teachers and directors (both foreign and Brazilian) were conducted. Second, with the purpose of having a deeper discussion of GG perspectives in the school context, a project of General Gymnastics was developed with Physical Education teachers of public schools in Campinas. In this work, I project the image of General Gymnastics in modem society, taking as references the path of Gymnastics systematization since the XIX century, the process of GG structuring at the Intemational Gymnastics Federation in this century and the set of information obtained in the "First Phase" of the field research. On one hand, I try to identify the senses and meanings that have followed the spreading of GG today. On the other hand, I attempt to give GG new senses and meanings that allow its "transforming" character to be potentiated. As the image of General Gymnastics is being projected, we can see it as a synthesis of what Gymnastics was and is today aqd as an activity which carries the possibility of rediscovering pleasure, wholeness, art and technique found in body language. After that, I present the Gymnastics path in the school context in Brazil. I also deepen the meaning of General Gymnastics as a knowledge to be developed in Physical Education in Schools, recognizing it as the most adequate way for us to rescue, recreate and give a new meaning to Gymnastics in schools, in a perspective of "confrontation" and synthesis, as well as in a ludic, creative and participative perspective. Then, I imagine a project of GG in public schools in Campinas, being the possibilities of developing GG in schools discussed from that project
Subject: Ginástica
Ginastica - Estudo e ensino
Educação física
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ayoub_Eliana_D.pdf11.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.