Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274878
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola
Author: Barreto, Debora
Advisor: Nista-Piccolo, Vilma Leni, 1953-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como foco de estudo, indagar e compreender o fenômeno que é o ensino de dança na escola, buscando ainda criar diretrizes de ação pedagógica para este ensino. Como objetivos específicos este trabalho pretende: -investigar uma concepção estética de educação, em que a dança seja desenvolvida como forma de conhecimento sensível, refletindo sobre a escola e sobre "como" o ensino de dança pode contribuir para que ela seja o espaço da construção e socialização de conhecimentos lógicos e estéticos; -pensar sobre o processo educacional que viabilize a expressividade e a comunicação humana, através da linguagem escrita, falada, de diálogos corporais e da dança; -percorrer os espaços da dança no âmbito escolar, discutindo conceitos de dança que estimulam a construção da subjetividade humana. Para atingir os objetivos descritos, esta pesquisa apresenta a fenomenologia como forma de olhar o mundo e suas existências e como possibilidade de interrogá-los. Ela foi assumida neste trabalho como atitude frente ao fenômeno indagado, como abordagem de pesquisa e como percurso metodológico. Os objetivos propostos foram alcançados

Abstract: This research focuses the questionings ond compreension of the phenomenon which is the teoching of dancing in schools, in search of creating sources for pedagogical action for this t kind of education. As special aims, this study intends to: -investigate a sthetic concept of education in wich dancing be developed 05 woy of sensitive knowledge, considering the school ond "how" dancing coud contribute to be the building space ond socialization of logical ond sthetical knowledge; -thinking about the educational process which makes the expressing and human comunication possible trhu the written and language, corporate dialogs and of dancing; -run thru the dancing within the school range, discuting dancing concepts which stimulate the constrution of human subjectnity. To reach these aims, this research presents the phenomenology as way of looking ot the world and its existences and also as a possibility of questioning. It was assumed in this research as an attitude towards the questined phenomenon, as a research approoch, and as a methodologic poth. The proposed aims were reached.
Subject: Dança
Educação
Estética
Sentidos e sensações
Dança na educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BARRETO, Debora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274878>. Acesso em: 24 jul. 2018.
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Barreto_Debora_M.pdf5.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.