Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274854
Type: TESE
Title: Desenvolvimento de um laboratorio basico de biomecanica
Author: Depra, Pedro Paulo
Advisor: Brenzikofer, René, 1945-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo instrumentar a área de ensino dos cursos de graduação em Educação Física, desenvolvendo e propondo um laboratório básico de biomecânica, através de uma metodologia de ensino como ciência experimental. Através do laboratório, visa-se ao treinamento do profissional de Educação Física no método científico para a análise de fenômenos presentes na sua área de atuação, oferecendo exemplos de experimentos ligados à área da Biomecânica. O material produzido apresenta uma estrutura básica compreendida em dois capítulos, cujos conteúdos tratam do método científico, que é a postura crítica desejada do pesquisador frente aos fenômenos manifestados na sua área, e dos exemplos de aplicação do método científico, que são fenômenos ilustrativos possíveis de serem estudados em laboratório. Todos os experimentos foram montados, realizados e analisados. A seguir, foram aplicados na prática, trazendo ao laboratório um turma de alunos. Com isso, pôde-se descrever as características que contribuem para a aplicação prática do Laboratório Básico de Biomecânica: 1. a seleção de fenômenos inseridos no contexto da Educação Física para o desenvolvimento de experimentos; 2. o preparo extra-classe para a realização dos experimentos; 3. a participação assídua tanto do professor quanto do aluno nas atividades experimentais; 4. a avaliação contínua do aluno, através da correção dos relatórios desenvolvidos e através do atendimento individualizado por parte do professor em relação às dificuldades apresentadas e 5. a utilização do método científico como orientador das atividades laboratoriais

Abstract: The aim of this master's dissertation is to instrument the teaching of undergraduate courses in Physical Education by developing and proposing a basic laboratory of biomechanics through a teaching methodology regarded as experimental science. The laboratory aims at the training of the Physical Education professional in the scientific method for the analysis of phenomena present in his/her specific line of action by offering experimental examples in biomechanics. The basic material produced and discussed comprises two chapters which deal with the scientific method, which is the desired critical stance of the researcher in regard to the phenomena that occur in his/her line of action, and deal with the examples of scientific method application, which are illustrative phenomena feasible of being studied in laboratory. All the experiments were prepared, carried out, analyzed and practiced by students in the laboratory. The major characteristics that contribute to the applicability of the basic laboratory of biomechanics may be described as follows: 1. selection of phenomena inserted in the Physical Education context for carrying out experiments; 2. extra-classroom study for carrying out the experiments; 3. teacher's and student's assiduous participation in the experimental activities; 4. continuous evaluation of the student by the teacher, through reports monitoring and assisting in special difficulties; use of the scientific method as the guide for laboratory activities
Subject: Biomecânica
Biomecânica - Estudo e ensino
Biomecânica - Experiências
Laboratorio
Ciência - Metodologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Depra_PedroPaulo_M.pdf3.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.