Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274797
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Pedagogia do esporte : identificação, discussão e aplicação de procedimentos pedagogicos no processo de ensino-vivencia aprendizagem da modalidade basquetebol
Title Alternative: Sports pedagogy : identification, discussion and aplication of pedagogical process of teaching-experiencing and learning basketball
Author: Ferreira, Henrique Barcelos
Advisor: Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Abstract: Resumo: Este estudo foi construído a partir de reflexões e proposições das Novas Tendências em Pedagogia do Esporte aplicada nas Modalidades Esportivas Coletivas. Teve como principal objetivo identificar, investigar e discutir a relevância da utilização de procedimentos pedagógicos no processo de iniciação ao basquetebol. Tais reflexões discutiram um conjunto de procedimentos pedagógicos, previamente selecionados pelos pesquisadores, que contemplam a iniciação esportiva numa perspectiva sócio-educativa. Inicialmente apresentamos os procedimentos selecionados. Num segundo momento, (a) investigamos se professores de Educação Física que atuam com iniciação esportiva na modalidade basquetebol, em ambientes de educação não formal, consideram os procedimentos selecionados como relevantes no processo pedagógico de suas aulas, (b) identificamos se os procedimentos pedagógicos são freqüentemente utilizados pelos mesmos e (c) identificamos possíveis motivos que têm levado, ou não, os professores a aplicarem os procedimentos pedagógicos apresentados. Para tanto, observamos 15 aulas de basquetebol para crianças na faixa etária de 7 a 13 anos de idade, ministradas por 5 professores de Educação Física (3 aulas de cada professor). Na metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizamos como técnica de coleta de dados a observação não-participante e a entrevista semi-estruturada; para a interpretação dos dados, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos procedimentos selecionados são considerados relevantes pelos professores, contudo, não são aplicados. Diversas razões foram mencionadas para justificar tal constatação. Foi possível concluir que nas aulas observadas predomina uma Pedagogia Tradicional de ensino do basquetebol e que a compreensão e aplicação dos procedimentos pedagógicos apresentados podem contribuir para a modificação deste quadro.

Abstract: This study was organized based on new trends for Sports Pedagogy applied to Team Sports. Our main goal was to identify, investigate and discuss the relevance of utilizing pedagogical procedures during the Basketball initiation process. Our reflection discussed a group of procedures, previously selected by the researchers, that take into consideration sports initiation through a socio-educational perspective. First, we presented the selected procedures. Later, we a) verified if Physical Education teachers, who coach basketball for beginners in non formal educational environment, consider the selected procedures relevant as pedagogical procedures for their classes, b) identified if they are frequently used by them, c) identified reasons why the teachers apply, or not, the discussed procedures. In order to do so, we observed fifteen basketball classes taught for children between 7 and 13 years old by 5 different coaches (3 classes of each). As methodological procedure, we utilized two main quantitative techniques: non participant observation and semi-structured interview; the results were interpreted according to the content analysis technique. We found out that most of the procedures discussed are considered relevant by the teachers, however, not really put into practice. The teachers gave different reasons for such finding. It was possible to conclude that the traditional pedagogy is the most utilized among basketball coaches and that comprehension and application of the pedagogical procedures discussed might contribute for changing this status.
Subject: Educação
Esportes
Esportes - Estudo e ensino
Esportes coletivos
Basquetebol
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERREIRA, Henrique Barcelos. Pedagogia do esporte: identificação, discussão e aplicação de procedimentos pedagogicos no processo de ensino-vivencia aprendizagem da modalidade basquetebol. 2009. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274797>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_HenriqueBarcelos_M.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.