Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274795
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: As aulas de educação fisica escolar : uma analise do processo inclusivo
Title Alternative: Pedagogical procedures for the martial arts teaching
Author: Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Advisor: Duarte, Edison, 1955-
Abstract: Resumo: O processo inclusivo na escola não diz respeito somente à oportunidade em desempenhar as atividades propostas pelo professor em sala, mas também em participar e estruturar uma rede de relações sociais junto aos seus colegas de classe. O objetivo deste estudo é analisar o processo inclusivo de crianças com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física escolar, identificando seus obstáculos e facilidades para acompanhamento dos conteúdos propostos e construção de uma rede social com seus pares. Participaram como sujeitos do estudo alunos com e sem necessidades educacionais especiais de uma escola pública brasileira durante o ano de 2007. Foram realizadas observações sistemáticas das aulas de educação física durante todo o período letivo, bem como a aplicação do teste sociométrico em dois momentos. As observações sistemáticas tinham como meta identificar as facilidades e obstáculos encontrados pelo aluno com necessidade educacional especial em relação aos conteúdos propostos, relações com os colegas e professora e o ambiente de aula. O teste sociométrico buscou avaliar a estrutura social desenvolvida pelo mesmo durante as aulas de educação física. Os alunos com necessidades educacionais especiais não demonstraram dificuldades para compreender e executar as atividades propostas, porém apresentaram dificuldades para estruturação de relações sociais recíprocas com os colegas de classe. Os resultados indicam que o processo inclusivo desses alunos não ocorreu de forma concreta, impedindo que a criança com necessidade educacional especial atingisse plenamente os objetivos e metas educacionais propostos nas aulas de educação física.

Abstract: The school inclusive process regards not only the opportunity of performing teacher-proposed activities in the class, but also with students participating in and creating a social relationship network with their classmate. The aim of this study was to analyze the inclusive process of children with disabilities in physical education class, identifying their obstacle and facilities to keep up with classes contents and with building a social network with their peers. Students from a Brazilian public school with and without disabilities served as subjects of this study during 2007. Systematic observations of physical education classes were performed during school year, as well as application of a sociometric test in two different moments. Systematic observations aimed to identify obstacles and facilities related to the classes contents, peer and teacher relationship and with class environment that students with disabilities found. Sociometric test was designed to assess social structure developed during physical education classes. Students with disabilities did not show difficulties to understand and perform proposed activities. However, they did show difficulties in building reciprocal social relationships with their peers. Results indicate that inclusive process with these students did not really happen, hindering children with disabilities to fulfill educational goals proposed for physical education classes.
Subject: Luta (Esporte) - Estudo e ensino
Esportes - Pedagogia
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Maria Luiza Tanure. As aulas de educação fisica escolar: uma analise do processo inclusivo. 2009. 43 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274795>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alves_MariaLuizaTanure_M.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.