Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274773
Type: TESE
Title: Uma leitura da questão da deficiencia e da inclusão no ensino municipal de Hortolandia : olhares e ações da docencia de Educação Fisica e de seus pares
Title Alternative: Reading of an issue of disability and inclusion in official education to Hortolandia : visions and actions of teaching Physical Education and their peers
Author: Sanches Júnior, Moises Lopes, 1969-
Advisor: Araujo, Paulo Ferreira de, 1957-
Abstract: Resumo: Muito se tem discutido sobre a deficiência em crianças e adolescentes. Várias pesquisas apontam para a necessidade de um fazer docente que respeite a diversidade humana. Este trabalho visa verificar a percepção dessa realidade através dos olhares e ações demandadas por parte do profissional da Educação Física, como elemento integrador dos aspectos da saúde, posto sua área de formação, e das possibilidades educacionais, uma vez que ele também é um educador, bem como a de seus pares na gestão escolar (Gestores, Supervisores, Orientadores) no intuito de perceber possíveis demandas e lacunas na relação teoria-prática do processo da inclusão. Esta pesquisa se propõe em primeiro lugar a levantar esta informação nas 40 (quarenta) escolas do município e classificar os resultados identificando as ações e percepções dos profissionais potencialmente fomentadores da ação inclusiva. Pretendemos que de posse dessas informações serão possíveis intervenções quer no sentido do revisitar o problema com outras pesquisas, quer na direção posicionar ações político-pedagógicas que se interponham no âmbito da ação docente bem como da discussão das políticas pedagógicas do município no que concerne a questão da inclusão.

Abstract: Much has been discussed on disability in children and adolescents. Several studies show a need to do the teaching that respects human diversity. This work aims to check the perception of reality through the eyes and actions demanded by the Professional Physical Education, as element of integrating health aspects, since their area of training, and educational opportunities, since it is also an educator as well as that of their peers in school management (Managers, Supervisors, Advisors) in order to understand possible demands and gaps in the theory-practice relationship of the process of inclusion. This research aims first to highlight this information in 40 schools of the city and sort the results identifying the actions and perceptions of professional developers potentially inclusive of action. We want to possess such information or assistance will be possible to revisit the issue of further research, either toward political and pedagogical position actions that seek action under the teacher and the discussion of the educational policies of the municipality with respect to the question of inclusion.
Subject: Deficiência
Inclusão
Sistema municipal de ensino
Educação física - Ensino fundamental
Educação física para deficientes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEF - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
SanchesJunior_MoisesLopes_M.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.