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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Na "periferia" da quadra
Title Alternative: At the courts "periphery" : physical education, culture and sociabity at school
Author: Oliveira, Rogerio Cruz de
Advisor: Daolio, Jocimar, 1958-
Abstract: Resumo: Os objetivos desta pesquisa estão delimitados pela compreensão da dinâmica cultural dos alunos que se situam à margem das aulas de Educação Física - na "periferia" da quadra -, análise da participação e apropriação das aulas de Educação Física por estes alunos, bem como a investigação dos fatores que permitem a existência do fenômeno da "periferia" da quadra. Para isso, o conceito de "periferia" da quadra não se restringiu somente ao significado de espaço físico dos arredores da quadra ou seus "cantos", mas também como uma referência subjetiva aos tempos da aula de Educação Física vivenciados pelos alunos que se distanciaram da proposta inicial do professor. O método de pesquisa centrou-se na etnografia, sendo o trabalho de campo desenvolvido por 6 (seis) meses com uma turma de 7º ano de uma escola pública em suas aulas de Educação Física. Em termos de procedimentos metodológicos foram utilizados entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e, principalmente, a observação das aulas de Educação Física. O referencial teórico desta pesquisa está calcado nas Ciências Humanas, principalmente em autores e obras que dialogam com a Antropologia e com a Educação. A partir desse escopo, pode-se chegar à compreensão de que o fenômeno da "periferia" da quadra não foi exclusivo de alguns alunos ou grupos de alunos, mas vivenciado por toda a turma. Tal quadro se desenhou não por opção dos alunos, mas pela existência de três fatores que determinaram a "periferia" da quadra: prática pedagógica esportiva e, predominantemente, não-diretiva do professor de Educação Física, compreensão de que a Educação Física era um tempo e espaço menos rígido do processo educacional e a tradicional rigidez escolar. Assim, a "periferia" da quadra configurou-se como um pedaço (Magnani, 1984, 2002) situado entre os ditames escolares e o convívio social mais amplo do aluno na escola. Ante o exposto, a "periferia" da quadra permitiu a existência de uma rede de sociabilidade nas aulas de Educação Física, vivenciada a partir de três modelos de participação: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. A sociabilidade vivenciada pelos alunos a partir desses pedacinhos, apesar de possibilitar a vivência de outras relações na escola, deu-se no limite do conformismo declarado, esboçado em conflitos de gênero, prática irrefletida do esporte e na compreensão da Educação Física como um momento de sair da rotina rígida da escola. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada, para não dizer ausente, dos conhecimentos da cultura corporal. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física - na "periferia" da quadra -, os alunos esboçaram críticas às aulas de Educação Física, ao professor e a escola, além de apontarem algumas alternativas. Por fim, conclui-se que a intervenção docente é significativa para a superação da "periferia" da quadra, pois, ao professor, cabe a responsabilidade de provocar novos arranjos frente ao conhecimento dos alunos, para que estes, mais instrumentalizados, possam inserir-se no mundo de forma mais livre e autônoma

Abstract: The objectives of this research are delimited by the comprehension of the cultural dynamics of students who are placed at margins in the Physical Education classes - at the "periphery" of the sports' court -, the analysis of the participation and acquisition of Physical Education classes by these students, as well as the investigation on the factors allowing the existence of the "court's periphery" phenomenon. To that end, the concept of the court's "periphery" was not restricted to the mere meaning of physical space around the court or its "corners", but was also taken as a subjective reference to the periods of Physical Education classes as lived by the students who distanced themselves from the initial proposal by the teacher. The research method was centred in ethnography, its fieldwork having been carried on during 6 months with a group of 7th grade students in a public school, during their Physical Education classes. As for methodological procedures, there was the use of semi-structured interviews, document analysis and, mainly, the observation of the Physical Education classes. This research's theoretical frame-of-reference is based on the Human Sciences, specially on authors and works who dialogue with Anthropology and with Education. From this universe, one may reach the understanding that the phenomenon of the court's "periphery" was not an exclusivity of a few students or groups of students, but rather experienced by the entire group. Such a situation was established not as a students' option, but by the existence of three factors which determined the court's "periphery": sportive pedagogical practice and, mostly, non-directive by the Physical Education teacher; the understanding that the Physical Education was a time and a space less rigid within the educational process, and the traditional school rigidity. Thus, the court's "periphery" was configured as a piece (Magnani, 1984, 2002) located between the school rules and the student's wider social interaction at school. From what was exposed, the court's "periphery" has allowed the existence of a social network in the Physical Education classes, experienced from three models of participation: (non)practising little piece; active little piece and fluctuating little piece. The sociability experienced by the students from these little pieces, however propitiating the experience of other relations at school, took place within the declared conformism, sketched in gender conflicts, the rashly sportive practice, and the understanding of Physical Education as a moment to escape the school's rigid routines. Thus, there was, on the part of the students, a limited - if not absent - acquisition of the knowledge on bodily culture. However, even though they were located within limiting horizons of the teaching-learning of Physical Education - at the court's "periphery" -, the students drew up criticism towards the Physical Education classes; towards the teacher and the school, while indicating some alternatives. Finally, it was concluded that the teacher's intervention is substantial for the overcoming of the court's "periphery", since it is on the teacher that lies the responsibility of stimulating new arrangements on the students' knowledge, so that they, once having acquired more instruments, may enter the world in a freer, more autonomous way
Subject: Educação física
Cultura
Escolas
Diferença
Sociabilidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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