Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274747
Type: TESE
Title: Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
Author: Mota, Daniel de Brito
Advisor: Perez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Gallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-
Abstract: Resumo: O propósito deste trabalho é discutir o valor de experiências empíricas na formação de professores de educação física, a saber, das experiências corporais no papel de educando e educador, tomando por base uma análise do atual currículo de graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Estudantes participaram de situações para aprender a fazer e aprender a ensinar em nove disciplinas de graduação eletivas, sem pré-requisitos e não-obrigatórias, eminentemente direcionadas à prática corporal, com o conteúdo Ginástica de Trampolim. As disciplinas foram organizadas e oferecidas em nova interface, priorizando dois estágios distintos. O primeiro - destinado à vivência de conhecimentos - buscou dar subsídios ao estudante universitário para transmiti-los em aulas de educação física escolar. O segundo - destinado à prática - propôs aprofundamento técnico preparando o estudante para regência de atividades extraescolares e comunitárias da modalidade. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso intrínseco (Storytelling - Investigação narrativa), qualitativo do tipo etnográfico, proposto por Robert E. Stake. Tendo proporcionado um aumento de carga horária curricular sem impacto na duração final do curso, constatou-se que a interface curricular experimentada é uma alternativa possível para ampliar as experiências corporais dos estudantes. Estabeleceu uma matriz para formação empírica, a qual torna o ambiente profícuo para aprendizado e exercício de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que identificam a área da Educação Física. As experiências corporais, nesse contexto, revelam-se como condição valiosa para edificar uma consciência (sensível) sobre os usos expressivos do corpo. Frente à vastidão dos conteúdos da cultura corporal, é preciso que os futuros educadores conheçam o próprio corpo e os seus mecanismos expressivos antes de orientar a formação dos alunos.

Abstract: The purpose of this paper is to discuss the value of empirical experience in training teachers of physical education, like the body experiences in the role of educator and learner, based on an analysis of the current undergraduate curriculum of Faculty of Physical Education, UNICAMP. Students participated in situations to learn how to teach and learn in nine optional subjects to graduate without prerequisites and non compulsory, relating to the practice with the contents Trampoline Acrobatics. The subjects were organized and offered in the new interface, prioritizing two distinct stages. The first - for the body experience - seeks to provide subsidies to college student to transmit them in physical education classes at school. The second - for the practice - proposes technical analysis preparing the student for conducting extra-curricular activities and community of the content. The research method used is qualitative - case study (Storytelling) proposed by Robert E. Stake. Having given an increased amount of hours without extend the curriculum end, it was found that the interface experienced is an alternative to enlarge the body experiences of students. It's established a training matrix to empirical, which makes the environment useful for learning and pursuit of knowledge, skills, values and attitudes that define the area of Physical Education. The body experiences, in this context have proven valuable as a condition to build awareness (sensitive) on the expressive uses of the body. Faced with the wilderness of the contents of body culture, it is necessary that future educators know their own bodies and their expressive mechanisms before guiding the development of students.
Subject: Formação empirica
Educação física
Vivências
Corresponsabilidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mota_DanieldeBrito_M.pdf535.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.