Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274712
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A dança na formação docente em educação física
Title Alternative: The dance in the formation of physical education teachers
Author: Ugaya, Andresa de Souza
Advisor: Perez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Gallardo, Jorge Sergio Perez, 1946-
Abstract: Resumo: Na atualidade podemos vislumbrar o fortalecimento de uma base teórica fundamentada nas Ciências Humanas que tem colocado o Brasil na vanguarda da educação física no âmbito educacional. Paradoxalmente, as intervenções pedagógicas de grande parte dos professores desta área não correspondem aos discursos suscitados por estes estudos. A educação física no âmbito da educação básica esteve vinculada, historicamente, a três grandes paradigmas: higienismo-eugenismo, aptidão física e esportivização, sendo este último, ainda preponderante no processo de ensino e aprendizagem da educação física escolar. Além disso, ainda notamos a permanência do professor como a figura central deste processo, o que para as novas teorias da educação, não corresponde aos princípios e necessidades educativas do mundo atual. Para alcançar uma melhoria nas intervenções pedagógicas dos professores de educação física no âmbito da educação básica, precisamos necessariamente, uma melhoria no que tange o processo de formação docente inicial. Esta pesquisa investigou o programa da disciplina EF314 - Dança, desenvolvido no ano de 2009 na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O estudo objetivou verificar junto aos alunos que passaram pela disciplina, quais as contribuições ofertadas para a formação docente no que concerne ao conhecimento dança. Visto que um dos maiores problemas de inserir os conteúdos da cultura corporal de maneira crítica e reflexiva no espaço educacional da escola básica está diretamente ligado à formação insatisfatória dos futuros professores, buscou-se na disciplina EF314 - Dança, contribuir para a construção de um espaço de discussão e reflexão, no qual os alunos tiveram a oportunidade e liberdade de posicionar criticamente quanto ao seu processo de formação, participando, integrando-se e contribuindo de maneira efetiva para a construção do conhecimento dança. No que concerne à proposta didático-pedagógica da disciplina, buscou-se enfatizar a importância da formação do aluno como pesquisador-reflexivo, que busca através de seus estudos e suas ações, se torna co-responsável no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim criar uma relação equilibrada entre o ensinar e o aprender no âmbito do ensino universitário. Nesta perspectiva, parte-se do pressuposto que o educando é um sujeito possuidor de saberes que devem ser valorizados e socializados no ambiente universitário. A abordagem epistemológica adotada é a crítico-dialética, na qual o interesse é desenvolver a crítica e alimentar a práxis que transforma o real e liberta o sujeito dos diferentes condicionantes. De caráter qualitativo esta investigação utilizou como técnica de coleta de dados a análise documental e o grupo focal. Segundo os participantes da pesquisa o programa desenvolvido na disciplina EF314 - Dança contribuiu de maneira significativa neste processo de formação inicial ofertando saberes básicos da dança e sobre a importância da constante pesquisa para tornar a intervenção pedagógica do professor comprometida com os interesses e as necessidades do público atendido promovendo assim a ampliação de saberes relacionados à dança e ao mundo de uma maneira geral. Espera-se que a presente pesquisa se configure um importante estímulo nas discussões e reflexões acerca da formação e atuação do professor de educação física para tratar a dança em seus contextos, contribuindo assim, para um novo olhar acerca das manifestações corporais e sua relevância na formação do ser humano

Abstract: Today we can foresee the strengthening of a theoretical base grounded in the humanities that has placed Brazil at the forefront of Physical Education in the formation teachers area. Paradoxically, the educational interventions of most physical education teachers do not meet the new discourses raised by these studies. Physical education in primary education has historically been linked to three major paradigms, eugenics, health awareness, physical fitness and sportivization, the latter still dominant in the teaching and learning of school physical education. Moreover, we note the permanence of the teacher as the central figure of this process, which for the new theories of education, does not correspond to the principles and needs of today's world. To achieve an improvement in the interventions of the teachers of physical education in primary education, we must necessarily improved with respect the process of training these teachers. This research investigated the discipline program of dance (EF314) developed in 2009 at the college of UNICAMP physical education. The study aimed to verify with the students who passed the course, the contributions offered for teacher training about the dance knowledge. As one of the biggest problems of inserting the contents of body culture in a critical and reflective space in primary school education is directly linked to poor formation of future teachers, we sought to offer the subjects EF314 - Dance an area of discussion, conflict and reflection in which students were encouraged to position themselves critically as to their formation, participating, joining and contributing effectively to the construction of dance knowledge. Regarding the didactic-pedagogical proposed of the discipline, sought to emphasize the importance of the student as a researcher-reflexive which seeks through his studies and actions, become co-responsible in the teaching and learning, which allows you to create a balanced relationship between teaching and learning within the university. This perspective, the assumption is that the university student is a possessed knowledge person that should be valued and socialized in the university environment. The epistemological approach adopted in this research is the critical-dialectic, in which the interest is to develop and nurture a critical praxis that transforms the real and frees the subject from different constraints. This research used the technique to collect data the document analysis and focus groups. As a technique for collecting data used will be the focal group and treatment and interpretation of content analysis. According to the study participants the program developed in the discipline EF314 - Dance contributed significantly to this process of initial offering basic knowledge of dance and the importance of the constant search to make the educational intervention of the teacher committed to the interests and needs of the public served thereby promoting the expansion of knowledge related to the dance and the world in general. It is hoped that this research set an important stimulus in the discussions and reflections about dance in the formation of physical education teachers, thus contributing to a new view about the physical manifestations and its relevance of human beings
Subject: Educação física
Dança
Formação docente
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: UGAYA, Andresa de Souza. A dança na formação docente em educação física. 2011. 186 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274712>. Acesso em: 18 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ugaya_AndresadeSouza_D.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.