Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274697
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Sentidos e significados da Educação Física para a(s) juventude(s)
Title Alternative: Senses and meanings of Physical Education for youth
Author: Porelli, Ana Beatriz Gasquez, 1989-
Advisor: Daolio, Jocimar, 1958-
Abstract: Resumo: Este trabalho busca envolver as seguintes temáticas: Educação Física, juventude e ensino médio, para apreender a Educação Física nos últimos anos da educação básica a partir do que dizem os jovens, considerando os sentidos que eles atribuem à este componente curricular. As perguntas que nortearam esse trabalho são: Quais são os sentidos atribuídos à Educação Física pelos jovens após vivenciada uma prática inovadora? Qual o interesse dos jovens na escola? Como os jovens entendem que a Educação Física escolar está vinculada a esses interesses? Como a visão de Educação Física e de escola do professor de Educação Física intervêm no modo dos jovens conceberem a área? Ao olhar para o grupo de alunos do ensino médio busquei considerar os jovens alunos como sujeitos, estudantes de uma determinada escola, influenciados e influentes por/em suas redes de sociabilidade, com uma certa trajetória escolar, com crenças e valores diversos. Tudo isso está relacionado com a dinâmica da vida social dos jovens e sugere atribuições de sentidos à Educação Física. Para delimitação de um campo investigativo da pesquisa que desse voz aos jovens o meio de pesquisa utilizado foi a técnica do Grupo Focal ¿ GF, e para enfatizar a prática do professor de Educação Física desse grupo foi realizada uma entrevista com o mesmo. O Grupo Focal foi realizado em uma escola da rede estadual de ensino, localizada em Campinas-SP, com jovens do segundo ano de ensino médio, alunos de um mesmo professor de Educação Física, o qual foi identificado na pesquisa como professor com práticas inovadoras. No Grupo Focal foram realizados debates e outras dinâmicas como estratégia para discutir com os jovens sobre as questões norteadoras da pesquisa. Para tanto, no primeiro capítulo, busco esclarecer o caminho que foi seguido para desenvolver a pesquisa, como foi estabelecido o diálogo com os jovens, ilustrar o cenário da pesquisa e apresentar de forma sucinta os sujeitos envolvidos no trabalho. No segundo, abordo o que é juventude, como se dá a construção da identidade juvenil e suas implicações na relação da escola com a juventude; em seguida, no terceiro, revisito literaturas próprias da Educação Física para explicitar nossa visão da área, a qual nos possibilita pensar uma proposta para este componente curricular no ensino médio que busca considerar seu público alvo ¿ os jovens. Após, nos quarto e quinto capítulos apresento as reflexões e interpretações subsidiadas no campo investigativo com os jovens e na entrevista com o professor. Por fim, apresento as considerações finais

Abstract: This work seeks to involve the following themes: Physical Education, youth and high school, to seize physical education in high school from young people who say, considering the way they attach to this curriculum component. The questions that guided this work are: What are the meanings attributed to physical education for young people experienced after an innovative practice? What is the interest of young people in school? How young people understand that the Physical Education is linked to such interests? As the vision of Physical Education and School Physical Education teacher involved in youth so designing the area? When looking for high school students group sought to consider the young students as subjects, students of a particular school, influenced and influential by / on your social networks with a certain school career, with many beliefs and values. All this is related to the dynamics of social life of young people and suggested assignments senses to Physical Education. For delimitation of an investigative field research to give voice to young people through research used was the technique of focus group - GF, and to emphasize the practice of physical education teacher of that group an interview with the same took place. The focus group was held in a school in state schools, with young second-year high school students of the same teacher of Physical Education, which was identified in the survey as a teacher with innovative practices. In focus group discussions were conducted and other dynamic as a strategy to discuss with young people about the guiding research questions. To this end, in the first chapter, I seek to clarify the path that was followed to develop research, as established dialogue with young people illustrate the scenario of research and present briefly the subjects involved in the work. In the second, we discuss what's youth, how is the construction of youth identity and its implications in the school's relationship with the youth; then in the third, revisit own literatures of Physical Education to explain our view of the area, which enables us to think about a proposal for this curriculum component in high school that seeks to consider your target audience - young people. After, the fourth and fifth chapters present the reflections and interpretations subsidized in the investigative field with young people and in the interview with the teacher. Finally, we present the final considerations
Subject: Educação física escolar
Ensino médio
Juventude
Editor: [s.n.]
Citation: PORELLI, Ana Beatriz Gasquez. Sentidos e significados da Educação Física para a(s) juventude(s). 2015. 1 recurso online (120 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274697>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Porelli_AnaBeatrizGasquez_M.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.