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Type: TESE
Title: O diálogo na Educação Infantil : o movimento, a interdisciplinaridade e a Educação Física
Title Alternative: The dialogue in kindergarten : the moviment, the interdisciplinarity and the Physical Education
Author: Soares, Daniela Bento, 1990-
Advisor: De Marco, Ademir, 1954-
Marco, Ademir de
Abstract: Resumo: Em suas pesquisas, o Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil ¿ GEEFIDI ¿ da FEF-UNICAMP vem investigando diferentes aspectos biológicos, sociais e pedagógicos que envolvem as crianças e o movimento destas na Educação Infantil (EI). A interdisciplinaridade tem se mostrado fator essencial para que o desenvolvimento da criança ocorra de forma integral, além de estar articulada com o fato de a EI ser um nível de ensino não disciplinarizado. O movimento é um dos potenciais a serem desenvolvidos nesta faixa etária e, por meio deste, todos os demais eixos do conhecimento podem ser articulados em ações pedagógicas diferenciadas. O movimento é a primeira forma de linguagem da criança e responsável pelo entendimento de conceitos, além de ser o instrumento da autonomia e socialização da criança. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998a) - propõe que o conhecimento de mundo seja transmitido a partir dos seguintes temas: artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, música e, enfim, movimento. Desta maneira, De Marco (2012) propôs um modelo que indica que o movimento pode ser um eixo articulador dos demais conteúdos da EI. Com isso, este estudo visou investigar se o movimento pode, de fato, articular os demais conteúdos em atividades interdisciplinares na EI, e, de forma específica, analisou o que descrevem os documentos norteadores da EI no país sobre o movimento e a interdisciplinaridade e se há correspondência para este modelo em uma creche de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se observação maciça e em equipe da rotina escolar e de uma atividade direcionada ao movimento proposta pelas educadoras de seis salas de crianças de zero a três anos de idade, embasada no método da pesquisa-ação. A observação da rotina ocorreu sob a orientação do instrumento ROTIN e a observação das atividades pedagógicas direcionadas foi norteada pelo instrumento ROBSERV, ambos criados pelos pesquisadores e com parceria da equipe escolar. Os dados obtidos com as observações da creche demonstram que o movimento é presente em suas atividades cotidianas e de forma interligada com os demais eixos. Porém, foi verificada poucas vezes a incidência do movimento instrumental especificamente como atividade central. Os resultados das atividades práticas demonstraram que as professoras responsáveis realizam ações pedagógicas importantes do ponto de vista interdisciplinar, relacionando o eixo movimento com todos os conteúdos do RCNEI (BRASIL, 1998a)

Abstract: The Study Group of Physical Education in Childhood ¿ GEEFIDI ¿ from FEF-UNICAMP has been investigating different biological, social and pedagogical aspects that involve children and their movements while in the kindergarten (EI). The interdisciplinarity has been showing an essential factor for the children development in integral way, besides, EI is not divided into subjects. The movement is one of the potentials to be developed in this age group and, through this, all knowledge axis can be linked to different pedagogical actions. The movement is the first language of a child and responsible for the understanding of a series of concepts, as well as being the instrument of the child¿s autonomy and socialization. The Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ¿ RCNEI (BRASIL, 1998a) ¿ propose that the `world¿s knowledgment¿ is transmitted through the following themes: visual arts, oral and written language, nature and society, math, music and, finally, movement. In this way, De Marco (2012) proposed a model which indicates that the movement can be an articulator axis of the other contents. Considering this, the study aims to investigate WHETER the movement can, in fact, connect different contents in the interdisciplinary activities in the kindergarten. In a specific way, the objectives of this study are to describe what the guiding documents of EI in Brazil say about movement and interdisciplinarity and WHETER there is correspondence to this model in a kindergarten from a city of São Paulo state. We made a massive observation of the school routine and another directed activity about the movement proposed by educators of six classrooms from four months to three years old, in a research-action approach. The routine observation occurred based on the ROTIN instrument and the directed activity through the ROBSERV instrument, both created by researchers in partnership with the observed educational group. The data obtained with the kindergarten¿s observations show that the movement is present in their diary activities, always connected to other axis. However, it was verified in few times the incidence of instrumental movement specifically as a central activity. The results of practical activities showed the responsible teachers doing interesting activities from an interdisciplinary point of view, connecting the movement with all contents of RCNEI (BRASIL, 1998a)
Subject: Interdisciplinaridade
Movimento corporal
Educação física
Educação infantil
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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