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Type: TESE
Title: Alterações de linguagem nas epilepsias = um estudo neurolinguístico
Title Alternative: Language alterations in epilepsy : a neurolinguistics study
Author: Algave, Danielle Patrícia, 1986-
Advisor: Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Pinto, Rosana do Carmo Novaes, 1961-
Abstract: Resumo: Esta dissertação, que tem como objetivo central estudar as alterações de linguagem nas epilepsias, foi produzida no âmbito da Neurolinguística Discursiva (ND), área que desde a década de 80, com os primeiros trabalhos de Coudry (1986/1988), se dedica ao estudo da linguagem nas afasias e demências, em uma perspectiva sócio-histórica. A ND contrapõe-se aos discursos hegemônicos que reduzem os fenômenos complexos (como a linguagem) às explicações orgânicas e biologizantes. Embora haja inúmeros trabalhos que se dediquem ao tema das alterações linguístico-cognitivas nas epilepsias, em geral estes se limitam a descrever uma lista de sintomas, dentre os quais as alterações de linguagem (dificuldades de encontrar/selecionar palavras, produção de parafasias, dificuldades de leitura e escrita), sem, entretanto, analisá-las ou relacioná-las a outras dificuldades cognitivas (como memória e atenção) e ainda alterações psiquiátricas (como alucinações visuais e auditivas). A epilepsia afeta, na maioria das vezes, crianças e jovens, podendo acarretar atrasos na aquisição de linguagem, dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, um comprometimento no desenvolvimento cognitivo como um todo. Os dados apresentados, obtidos em situações dialógicas com dois sujeitos - GU e MA - ou por meio de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos adultos comprovam que as epilepsias afetam de forma significativa as atividades linguístico-cognitivas de sujeitos que tiveram o início das crises na primeira infância. Ressaltamos a importância de realizar atividades de linguagem centradas em práticas discursivas e significativas, para que sejam minimizados os comprometimentos cognitivos. Destacamos, por fim, a importância do papel mediador dos profissionais que atuam nos ambientes clínicos e escolares

Abstract: This dissertation, which has as its main goal to study language alterations in epilepsy, was produced within the Discursive Neurolinguistics (ND), an area which has been dedicated to study language alterations in aphasia and dementia in a socio-historical perspective since the 80s, with the first works of Coudry (1986/1988). ND confronts the hegemonic discourses which reduce the complex phenomena (such as language) to organic and biological explanations. Although there are innumerous studies dedicated to the theme of linguistic-cognitive alterations in epilepsy, in general they are limited to describe a list of symptoms, among which the language alterations (word finding/selecting difficulties, production of paraphasias, difficulties for reading and writing), without, however, analyzing them or relating them to other cognitive difficulties (such as memory and attention) as well as psychiatric disorders (such as visual and auditory hallucinations). Epilepsy affects mostly children and teenagers, and may cause delays in language acquisition, learning difficulties and, consequently, an impairment in cognitive development as a whole. The data presented in this dissertation, obtained in dialogic situations with two subjects - GU and MA - or by means of semi-structured interviews with adult subjects show that the epilepsy significantly affects cognitive-linguistic activities of the individuals who had the first seizures during early childhood. We emphasize the importance of conducting language activities within meaningful discursive practices, to minimize the cognitive impairment. Finally, we also emphasize the relevance of the mediating role of professionals who work in clinical and in scholar settings
Subject: Neurolinguística discursiva
Epilepsia
Distúrbios da linguagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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