Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/271163
Type: TESE
Title: Analise de alguns episodios no processo de aquisição da escrita
Author: Barbosa, Maria Jose Landivar de Figueiredo, 1963-
Advisor: Figueira, Rosa Attie, 1948-
Abstract: Resumo: Partindo do pressuposto de que a pesquisa de como se desenvolve a linguagem escrita em crianças, mais precisamente na fase inicial, foi e continua sendo motivo de inúmeras indagações, buscamos adentrar no universo do processo da aquisição da escrita, com o propósito de encontrar esclarecimento para alguns fatos observados no percurso desse processo, que vêm, há muito, nos inquietando como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fixarmos o "corpus", fomos buscar, entre os documentos recolhidos e guardados desde a infância da D, minha filha, atividades produzidas na escola, em fase de alfabetização e algumas produções anteriores ao ingresso escolar, perfazendo um total de vinte atividades. O ponto de partida teórico inicial é o aparato descritivo de Emilia Ferreiro em sua produção individual e/ou em colaboração. No decorrer das análises buscamos verificar a adequação de suas postulações até o ponto em que se mostra possível. Em alguns momentos verificamos que uma interpretação distanciada deste ponto de vista pode se mostrar mais rica e abrangente. Com a realização deste trabalho pretendemos contribuir para romper com alguns limites impostos pela instituição escolar, esclarecer muitas idéias equivocadas a respeito da aquisição da escrita e ainda desvendar algumas particularidades desse processo, pelo menos até onde alcançam os nossos dados

Abstract: Not informed.
Subject: Aquisição de linguagem
Escrita
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Barbosa_MariaJoseLandivardeFigueiredo_M.pdf4.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.