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Type: TESE
Title: Quando o relógio para = tempo, lembrança e memória no discurso do sujeito idoso asilado
Title Alternative: When the clock get stoped : time, remembrance and memory on speech of the elderly rest home living
Author: Zaidan, Geralda Maria de Carvalho
Advisor: Zoppi-Fontana, Mónica, 1961-
Fontana, Monica Graciela Zoppi
Abstract: Resumo: Esta pesquisa aborda os sentidos sociais do envelhecimento e sua repercussão no Lar dos Velhinhos de Campinas. Retomando os documentos do asilo desde 1889 com o 1º Estatuto do Asylo de Campinas, as publicações no jornal O Diário de Campinas, o Estatuto do Lar dos Velhinhos de Campinas e o folder sobre o asilo, são analisados processos de legitimação, dissimulação e naturalização de sentidos para o sujeito idoso no discurso social e em instituições. A relação tempo-espaço assume papel importante na configuração dos sujeitos inseridos no asilo. O tempo presente e sem expectativas; o passado, rememoração; o futuro, ausência de expectativas. No contexto asilar, o tempo cronológico deixa de sê-lo, expondo-se a historicidade dos sentidos. A forma de referir e designar mostra a produção de sentidos diferentes para o mesmo referente, seja a instituição ou seus integrantes; a multiplicidade dos sentidos sócio-históricos contrasta com a homogeneidade designada. Se de um lado temos a sociedade burguesa produzindo as normas e construindo seus espaços urbanos de identificação, de outro, o oprimido busca sua sobrevivência submetido as normas e designações. No passado, entendia-se que o "cidadão carente", entre os quais se incluía o idoso, devia receber auxilio e assistência, ao passo que o grupo dominante avaliava sua possibilidade de pertencimento. No momento histórico atual, passa a ser preocupação integrar as diversas gerações, procurando diminuir os preconceitos com relação a idade cronológica e a vida de aposentado. Substitui-se a conotação negativa do envelhecer por uma valorização do estar ativo. Estigmatiza-se a velhice dos que passaram a ser os verdadeiros velhos - os inativos e os dependentes -, como um problema social e, assim, o sujeito asilado ganha notoriedade

Abstract: This thesis deals with the social senses of aging and their repercussion in the rest home Lar dos Velhinhos de Campinas, located in the city of Campinas, State of Sao Paulo, Brazil. Studying documents like the 1st Estatuto do Asylo de Campinas, texts from the newspaper O Diario de Campinas, the Estatuto do Lar dos Velhinhos de Campinas and the folder presenting the rest home, we analyze processes of legitimation, dissimulation and naturalization of the senses of the aged subject in the social discourse. The relation timespace assumes an important role to the subjects living in the rest home. The present time has no expectations; the past is remembering and the future, lack of expectations. In the context of the rest home, the chronological time is affected by the historicity of senses. The ways to refer e to designate show the production of different senses to the same referent, which is the institution and its members; a multiplicity of social historical senses contrasts with the designated homogeneity. If, on the one hand, we have a bourgeois society producing the norms and constructing its urban spaces of identification, on the other hand the oppressed try to survive the norms and designations. In the past, it was understood that "the needy", which included the aged, should receive help and assistance, and the dominant class decided those who could enjoy citizenship. In the present historical moment, it is defended that the generations must be integrated and the prejudice in relation to the chronological age and the retired, banned. The negative senses of aging are changed to a valorization of activity. Now, the inactive and dependent aged are stigmatized as "the true aged", a social problem that gives notoriety to the aged subject living in the rest home
Subject: Análise do discurso
Semantica do acontecimento
Envelhecimento
Asilos
Tempo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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