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Type: TESE
Title: O sentido na rua, no meio do redemoinho : espessuras e sinfonia atravessada nos entremeios de coberturas telejornalisticas em torno do funeral de Mario Covas
Author: Tenreiro, Carlos Alberto Ferreira
Advisor: Zoppi-Fontana, Mónica, 1961-
Zoppi-Fontana, Monica Graciela
Abstract: Resumo: Falar de mídia é deparar-se com espaços institucionalizados e de institucionalização. Pensar o telejornalismo enquanto mídia constitui, desse modo, um grande desafio para o analista de discurso. Primeiro porque essa relação a priori tão ¿óbvia¿ é, no entanto, geradora de entremeios. Questões como objetividade e subjetividade, memória e esquecimento, pausa e movimento, verbal e não-verbal, completude e incompletude, fato social e imaginário social, vida e morte, encontram-se num jogo discursivo de legitimação no interior historicizado das formulações. Analisar aspectos materiais de coberturas telejornalísticas em torno do funeral de Mario Covas (Jornal da Band e Jornal Nacional), empreende um jogo que dá espessura a um meio de comunicação que se impõe como o detentor do fato. No entremeio desse jogo discursivo, isto é, no momento em que esses pontos a priori opostos se encontram nas encruzilhadas do discurso, a Análise de Discurso Francesa se torna dispositivo de escuta dessa sinfonia atravessada por tantas formulações e o olhar que se lança pelas espessuras dos sentidos, mostrando na imaginária completude do discurso jornalístico, espaços de incompletude; sentindo nas superfícies da morte dos sentidos batimentos e a circulação ininterrupta da significação, pois o discurso é vivo e há memória discursiva em sua materialidade, lugar onde encaramos um desfilar de rostos e gestos, em que a pausa dos sentidos é sempre posta em movimento, em ação

Abstract: Talking about media is to go across institutionalized and institutionalizing spaces. Thinking about TV newscast (telecast news) as media brings, in this way, a great challenge to the discourse analyst. Firstly, because this relation that seems so obvious is, in fact, a producer of insertion. Questions such as objectivity and subjectivity, memory and forgetfulness, pause and movement, verbal and non-verbal signs, fulfillness and gapness, social fact and imaginary representations, life and death, are met together in a legitimating discursive play historicized inside formulation. Analyzing material aspects of telecast news on Mario Covas¿ funeral (Jornal da Band and Jornal Nacional), constitutes a play that gives denseness to a communication mass media conceived as the facts detainee. In the insertion of this discursive play, i.e., in the moment that these points thought as oppositions meet in the discourse crossway, Discourse Analysis of one of the French conceptions becomes an apparatus that makes us hear the symphony that is crossed by many formulations and the looks that are performed throughout the denseness of senses, showing in the imaginary fulfillness of telecast news, some spaces in the incompleteness; feeling in the surfaces of death the beatings and the non-stop circulation of meaning, since discourse is alive and there is discourse memory in its materiality, a place where we can behold a parade of faces and gesticulations, where the pause of meanings is always put in movement, in action
Subject: Linguística
Análise do discurso
Telejornalismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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