Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/271010
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Author: Magalhães, Luciane Manera
Advisor: Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Abstract: Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal- observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992. A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicam

Abstract: Not informed.
Subject: Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Crianças e adultos
Aquisição de linguagem - Escrita
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Magalh?es , Luciane Manera.pdf4.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.