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Type: TESE DIGITAL
Title: Fala, leitura e escrita na afasia e no processo da aquisição da escrita
Title Alternative: Speaking, reading and writing in aphasia and writing acquisition process
Author: Pieruccini, Stéphanie Dorneles e Silva, 1988-
Advisor: Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a fala, a leitura e a escrita de uma adolescente (PN) acompanhada longitudinalmente no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho) e de um afásico (GF) acompanhado longitudinalmente no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), ambos os locais pertencentes ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. Trata-se de um estudo comparativo que busca, por meio da análise de dados de fala, leitura e escrita dos sujeitos acompanhados, aproximar um afásico de uma adolescente com dificuldades em sua entrada na leitura e na escrita. Para isso, a pesquisa será baseada em estudos recentes de Coudry e Bordin (2012), que contribuem para o refinamento de uma perspectiva atual da Neurolinguística Discursiva à luz de Jackson (1874), Freud (1891) e Jakobson (1941). Em Freud (1891), considera-se o conceito de "aparelho de linguagem", estrutura dependente da relação entre os campos acústico, visual e motor, importantes para entender o processo de associação e para a discussão da entrada de PN na leitura e na escrita, assim como do processo de reelaboração da linguagem do afásico GF. Para a análise dos dados, com base em Freud (1891), considera-se as dificuldades de PN em conhecer o novo (aquilo que ela ainda não conhece: a escrita e a leitura) a partir do velho (aquilo que ela já conhece: a fala) e as dificuldades do afásico GF que, devido à modificação funcional no cérebro e na linguagem, fazem com que o velho apareça como novo (COUDRY, 2008; COUDRY, 2010a; COUDRY, 2010b; COUDRY e BORDIN, 2012)

Abstract: This research aims to analyze speech, reading and writing in one teenager (PN) who was longitudinally followed in the Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho) and in one aphasic (GF) who was longitudinally followed in the Centro de Convivência de Afásicos (CCA), both located in the Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), at Unicamp. This is a comparative study that, through the analysis of data regarding the speech, reading and writing of the subjects followed, approach one aphasic of the one teenager with difficulties in your entering in the reading and in the writing. For this, this research will be based on recente studies of Coudry and Bordin (2012), starting from a current perspective of Discoursive Neurolinguistics (ND) in the light of Jackson (1874), Freud (1891) and Jakobson (1941). In Freud (1891/1973), it is considered the concept of "aparelho de linguagem", a structure that depends on the relationship between the acoustic fields, visual and motor, importante fields to understand the process of association and discuss the PN¿s entry into the speech, reading and writing, as well as the reworking process of language of aphasic GF. For data analysis, it is considered the difficulties of the PN to meet the new (what it does not know yet: writing and reading) from the old (what it already knows: speech) and the difficulties of aphasic GF that due to functional change in the brain and language make the old and new appear (COUDRY e BORDIN, 2012)
Subject: Neurolinguística discursiva
Afasia
Fala
Leitura
Escrita
Aquisição de linguagem
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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