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Type: TESE
Title: Preposições ligadas a verbos na fala de uma criança em processo de aquisição de linguagem, ou, "Vamos de a pe no carro do vovo?"
Title Alternative: Prepositions linked to verbs in the speech of a child
Author: Kleppa, Lou-Ann
Advisor: Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Castro, Maria Fausta Cajahyba Pereira de, 1944-
Abstract: Resumo: Para a realização desta pesquisa foram escolhidas preposições relacionadas a verbos na fala de uma criança brasileira, cujos dados são de caráter longitudinal. A observação do funcionamento da preposição conduziu este estudo à noção de gramaticalização, e, aplicando a Hipótese da Gramaticalização foi possível estabelecer diferentes graus de gramaticalização para as preposições recortadas para este estudo; o que se considera uma maneira alternativa de abordar o estatuto categorial da preposição. Um instrumento importante para a análise dos dados selecionados é a noção de transitividade. Através desta noção ¿ que pode ser entendida como uma propriedade sintática inerente ao verbo que se atualiza apenas no uso ¿ chegou-se às noções de valência e regência. Através da noção semântica de valência (número de argumentos do verbo) é possível identificar a posição da preposição na estrutura argumental do verbo (Borba 1996). A noção de regência foi aplicada para se identificar o elemento que seleciona a preposição: o verbo abre um espaço sintático para uma preposição na sentença, mas qual preposição, dentre tantas possíveis, é selecionada, não é necessariamente determinado pelo verbo. Percebeu-se que a heterogeneidade da fala da criança está relacionada ¿ dentre muitos outros fenômenos observáveis na fala da criança ¿ à ausência, troca e excesso de preposições. Esta heterogeneidade não se dá num período de tempo delimitável da vida da criança. As mudanças observadas graças ao caráter longitudinal naturalístico dos dados que ocorreram na fala da criança, de um pólo heterogêneo em relação à língua constituída para o pólo próximo da fala do adulto, são tanto mudanças da linguagem da criança, como mudanças de posição da criança em relação à linguagem (De Lemos, 1992, 2000, 2001, 2002)

Abstract: Prepositions linked to verbs in the speech of a brazilian child, whose data were collected when it was between 1;02.11 and 4;10.06 years old, were chosen as the object of this dissertation. The observation of the functioning of prepositions linked to verbs has conducted this study to issues concerning the categorial status of prepositions, (are they lexical or functional items?) which has led to the notion of grammaticalization. Different degrees of grammaticalization could be established. The image of a continuum seems to be more adequate than that of distinct categories to describe the categorial status of prepositions. Transitivity has proved to be an important tool to analyse the selected data and so issues of valency and government could be approached. Valency is understood as beeing the number of arguments of a verb. After visualizing the argumental structure of a verb, the position of prepositions in this structure could be defined (Borba 1996). The notion of government was helpful to determine which element selects the preposition linked to verbs. It can be posited that the verb opens a syntactic space for the preposition in a sentence. The semantic restrictions to the choice of a specific preposition are not necessarily performed by the verb. It has been noticed that the heterogeneity of child speech is related to ¿ among many other observable phenomena ¿ the absence, switch and excess of prepositions. This heterogeneity isn't manifested in a delimited period of time of the child's life. There are changes from a heterogeneous pole (in relation to adult language) to a pole that is similar to the adult language to be observed along the selected data. Also, changes in the relation of the child with the mother tongue (De Lemos 1992, 2000, 2001, 2002) are discussed in this dissertation
Subject: Aquisição de linguagem
Fala
Variabilidade (Psicometria)
Regencia (Gramatica)
Gramatica comparada e geral - Gramaticalização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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