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Type: TESE
Title: O repetivel no processo de aquisição da escrita : lugar de argumentação
Author: Di Renzo, Ana Maria
Advisor: Castro, Maria Fausta Pereira de, 1944-
Abstract: Resumo: O presente trabalho propõe-se a refletir, no conjunto dos estudos na área de Aquisição da linguagem, sobre a aquisição da linguagem escrita. Nosso objetivo é sobretudo discutir a presença de repetições e incorporações freqüentes e conseqüentes substituições, nos textos produzidos por crianças em fase inicial de alfabetização. A meu ver, esses procedimentos adotados pela criança não somente provocam mudanças na relação sujeito-língua escrita, como também produzem no texto efeitos de argumentação. Assim, tanto as repetições como as incorporações e substituições serão tratadas como forma de entrada da criança no funcionamento da língua escrita, isto é, como constitutivas da relação sujeito-escrita. Por outro lado, é pelo efeito de interpretação e pelos processos metafóricos e metonímicos que se dão as mudanças e os movimentos de ressignificação nos textos infantis. O tratamento que darei à estas marcas (repetições, substituições, incorporações) está alicerçado nos estudos desenvolvidos por Cláudia Lemos, Pereira de Castro e de Sonia Mona, no campo da aquisição da linguagem. Por outro lado, procuro delinear neste trabalho um lugar de encontro teórico entre as hipóteses acima alinhavadas e os estudos desenvolvidos por Silvana Serrani sobre paráfrase como "ressonâncias de significação" na análise de discurso francesa. Este movimento se justifica pelo fato de a autora tratar as repetições como vibrações de sentidos de textos outros, como memória do dizer, o que me permitiu relacionar a análise das marcas textuais (repetições, substituições, incorporações, tomadas pelo prisma das hipóteses em aquisição da linguagem, com a noção de interdiscursividade da A. D

Abstract: The present work is considered to ref1ect in the set of the studies in the área of language. Acquisition, on the acquisition of the written language. Our objective is over all to argue the presence of replications and frequent incorporations and consequent substitutions in the texts produced by children in the initial phase of their alphabetization. In my opinion, these procedures adopted by the child not only provoke changes in the relation subject-language compositions, as they also produce argumentation effects substitutions will be dealt with as input form of the child in the functioning of the written languages, that is, as constituent of the written-subject relation. On the other hand, it is through the effect of interpretation and through the metaphoric and metonimic processes that the changes happen, as well as, the movements of resignification in the children' s texts. The handling that I will give to the these marks (replications, substitutions and incorporations) is based in the studies developed by Claudia Lemos and Pereira de Castro, in the field of the language acquisition. On the other hand, I try to delineate in this work a theoretical relation between the hypotheses tacked above and, the studies developed by Silvana Serrani about paraphrases as "resonances of the signification on the French school of Discourse Analysis. This movement is justified by the fact the author deais the replications as vibrations of meanings in others texts, as memory of speech, which allowed me to relate the analysis of the literal marks (replications, substitutions, incorporations), taken for the prism of the hypotheses in the language acquisition with the notion of interdiscursivity of the Discourse Analysis
Subject: Psicolinguistica
Escrita
Parafrase
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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