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Type: TESE
Title: A aquisição da periferia esquerda da sentença em portugues brasileiro
Author: Grolla, Elaine
Advisor: Perroni, Maria Cecilia, 1947-
Abstract: Resumo: Esta Dissertação utiliza o arcabouço teórico da teoria gerativa em sua versão Princípios e Parâmetros (Chomsky (1981)) e busca descrever a aquisição da periferia esquerda da sentença em Português Brasileiro (PB). Foram coletados dados longitudinais de uma criança brasileira dos 2;0 aos 4;0 de idade e foram analisados todos os enunciados da criança sujeito deste estudo que continham um dos fenômenos seguintes: construções de tópico-comentário, orações clivadas, perguntas QU e orações relativas. Pôde-se constatar que a aquisição da periferia esquerda da sentença em PB é relativamente lenta, se iniciando logo aos 2;0 de idade, com as primeiras perguntas QU da criança e, até a última sessão de gravação, estruturas inéditas são encontradas. Este processo é extremamente rico e a criança apresentou um grande número de construções sofisticadas que envolvem mais de um fenômeno num só enunciado, como por exemplo, a sentença a seguir: 'a boneca, foi o papai que comprou na loja', contendo, além de um tópico ('a boneca'), uma sentença c1ivada('foi o papai que comprou na loja'). Além de uma descrição detalhada dos fenômenos citados acima, apresenta-se também uma análise para as construções envolvendo resumptivos e perguntas com QU in situ na fala da criança. Constata-se que a aquisição de pronomes resumptivos segue um caminho bastante particular. Tenta-se explicar tal fato com base na hipótese de que os pronomes resumptivos são uma estratégia de 'último recurso' que somente devem ser inseridos para salvar derivações que de outro modo seriam agramaticais. Sendo uma estratégia de último recurso disponível somente em algumas línguas, o padrão encontrado na aquisição destes elementos é até mesmo esperado. A relativa demora na aquisição das perguntas com QU in situ, por outro lado, constituiu-se um fato surpreendente, que é explicado com base na teoria de pistas (Lightfoot (1999), dentre outros)

Abstract: This Dissertation makes use of the Generative framework in its PrincipIes and Parameters version (Chomsky (1981» and tries to describe the acquisition of the left perlphery of sentences in Brazilian Portuguese (BP). All the child's productions containing one of the following phenomena were collected: topic-comment structures, cleft sentences, WH questions and relative sentences. The acquisition ofthe left periphery in BP is relatively slow, starting at 2;0, with the child's first WH questions, and, until the last recording session, some new structures can be found, as WH in situ questions. This process is extremely rich and, during this period, the child shows a great number of sophisticated constructions involving more than one phenomenon at once, for example: 'a boneca, foi o papai que comprou na loja' ('the doll, it was daddy that bought it at the store'). This sentence involves a topic (the doll) and a c1eftsentence (it was daddy that bought it at the store). The study also offers an analysis of the constructions with resumptive pronouns and WH in situ questions that occur in the child' s corpus. It is shown that the acquisition of resumptive pronouns takes a very particular path. This is explained based on the hypothesis that resumptive pronouns are a last resort strategy, that must be used to save a construction that, otherwise, would be agrammatical. Because resumptive pronouns are a last resort strategy avaliable only in a few languages, the pattem found in the acquisition of such elements is expected. The relative delay in the acquisition of WH in situ, on the other hand, constitutes a surprising fact, that can be explained if the cue-based hypothesis (Lightfoot (1999), among others) is adopted.
Subject: Aquisição de linguagem
Princípios e parâmetros (Linguística)
Língua portuguesa - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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