Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270925
Type: TESE
Degree Level: Mestrado
Title: O uso de algumas categorias gramaticais na construção de narrativas pelo sujeito surdo
Author: Silva, Ivani Rodrigues, 1955-
Advisor: Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Abstract: Resumo: Partindo-se das narrativas escritas de sujeitos surdos que estavam em um nível inicial de escolarização (de 1" a 48 série) e em etapas mais adiantadas (58 série em diante), a análise feita tem como objetivo determinar se os escolares surdos conseguem organizar suas narrativas em seções, como proposto por LABOV & W ALETZKY (1967). As narrativas escritas por nossos sujeitos foram produzidas em três situações, a saber: "Situação narrativa A", composta de 14 narrativas; "Situação Narrativa B", de 8 narrativas e "Situação Narrativa C", com 12 textos narrativos, produzidos em condições experimentalmente definidas (a partir de quadro de figuras e leitura conjunta entre professor e aluno surdo, ao término da produção escrita). Com base na análise das narrativas, percebeu-se a necessidade de verificar como nossos sujeitos utilizavam-se das categorias funcionais na modalidade escrita, pois foi bastante saliente a falta ou o uso diferenciado destas categorias pelos escolares surdos na narrativa escrita. Foram formuladas hipóteses relativas à interferência da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na produção escrita do sujeito surdo e, também, se o nível escolar poderia estar concorrendo para a elaboração das regras da gramática do português. Verificou-se que ambas podem estar acontecendo e isso significa que a presença de uma língua materna parece ser fator importante para o uso mais adequado das categorias funcionais pelos surdos e também que suas narrativas poderiam atingir um nível maior de categorias se o sistema de sinais estivesse mais presente na vida destes escolares surdos. Além disso, notou-se que o avanço escolar aliado ao melhor domínio da língua dão a esses sujeitos melhores condições de escrita. Assim, implicações para o ensino de português para o surdo são consideradas

Abstract: Not informed.
Subject: Surdez
Língua portuguesa - Escrita
Narrativa (Retórica)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_IvaniRodrigues_M.pdf22.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.