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Type: TESE
Title: As armadilhas da referencia e o mal-entendido : problemas de alguns pressupostos teoricos
Author: Pinto, Joana Plaza
Advisor: Rajagopalan, Kanavillil, 1945-
Abstract: Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a referência lingüística. Seu objetivo principal é analisar os pressupostos teóricos dos estudos sobre a referência, dentro do âmbito da Semântica Lógica de tradição analítica, que aparecem quando o problema do fracasso da referência é colocado. Através das críticas feitas por Quine (1968), Rorty (1994), Kaplan (1978) e Rajagopalan (1996), esta pesquisa procura mostrar que a presença marcante de determinados pressupostos teóricos tem impossibilitado uma abordagem ampla do problema da referência, e minimizado os efeitos de fenômenos da linguagem em uso, como o mal-entendido, na descrição do funcionamento referencia!. Dessa forma, situações como o mal-entendido tem sido tratadas como desvio, baseado num modelo de referência lingüística" correta" , "esperada" na atividade de fala. Entretanto, argumentamos que a recorrência desses fatos ditos "fracassados" na atividade de linguagem requer a incorporação de fenômenos de "desvio" na descrição da referência lingüística, e requer também uma proposta de descrição holística do funcionamento referencial, criticando os pressupostos em que se centram os estudiosos analíticos

Abstract: This dissertation has the linguistic reference as subject-matter. Its main objective is to analise the theoretical assumptions of reference studies, within the Analitic tradition Logic Semantic ground, which appears when the problem of reference failure is placed. Through the critics done by Quine (1968), Rorty 1994),Kaplan(1978) and Rajagopalan (1996), this research tries to show that the remarkable Presence of certain theoretical assumptions have turned an wide approach to the reference problem impossible, and have reduced the effects of the language in use phenomena, as misunderstanding, on the reference functioning description. This way, the misunderstanding has been treated as deviation, firmed on a "correct" reference model,"expected" on the speak activity. However we argue that the recurrence of these so called misunderstandings in the language activity requires the incorporation of the deviation phenomena on the linguistic reference description, and also requires the proposal of an holistic description of the reference functioning, criticising the assumptions in which the analitic schollars are based.
Subject: Referência (Linguística)
Pragmática
Semântica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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