Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270837
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O avesso do bom aprendiz : uma tentativa de intervenção sistematica no processo de aprendizagem L2
Author: Figueiredo, Maria Rita Moraes
Advisor: Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Filho, Jose Carlos de Almeida
Abstract: Resumo: O propósito deste trabalho é determinar os efeitos que uma intervenção sistemática no processo de aprendizagem de "alunos portadores de prognósticos afetivo-cognitivos desfavoráveis pode causar em suas atitudes com relação à aprendizagem da língua alemã como segunda língua. A hipótese levantada se desenvolveu a partir da seguinte linha teórica: tomamos o Filtro Afetivo do modelo de Dulay, Burt e Krashen (1982) como ponto de partida, por se tratar de mecanismo inconsciente maleável à passagem do insumo lingüístico para outros processadores do modelo. O Filtro se comporta de acordo com as atitudes e estados emocionais do aprendiz, afetando o grau de motivação para aprender ou não a segunda língua. A motivação, que também configura o Filtro Afetivo, é uma variável passível de alteração. Dependendo do grau de alteração da motivação, os fatores de atitudes e até mesmo os estados emocionais atuarão sobre o sumo de abertura do Filtro Afetivo, permitindo a passagem do insumo para o mecanismo de aquisição de linguagem (LAD), o que resulta no desenvolvimento de um processo de aprendizagem positivo ou negativo. Adotando o procedimento de intervenção no processo de aprendizagem dos sujeitos observados procuramos, então, através dos componentes de seu Filtro Afetivo, provocar alterações em suas atitudes para com a língua alemã e, conseqüentemente, uma otimização em seu desempenho. O processo de intervenção visou particularmente: (1) alterar as atitudes iniciais dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua-alvo; (2) aumentar a auto-percepção dos aprendizes de L2; (3) melhorar a percepção dos aprendizes de L2 no que diz respeito à (a) utilização de estratégias gerais e específicas de aprendizagem e (b) verificação dos efeitos causados pela utilização das novas estratégias aprendidas

Abstract: Not informed.
Subject: Linguagem
Aprendizagem perceptiva
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FIGUEIREDO, Maria Rita Moraes. O avesso do bom aprendiz: uma tentativa de intervenção sistematica no processo de aprendizagem L2. 1989. 131f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270837>. Acesso em: 13 jul. 2018.
Date Issue: 1989
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Figueiredo, Maria Rita Moraes.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.