Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270816
Type: TESE
Title: Os cursos de letras da UNIR embate entre representações sociais previas e representações construidas em projetos de mudanças
Author: Moura, Maria Isabel de
Advisor: Geraldi, João Wanderley, 1946-
Abstract: Resumo: Este trabalho toma como corpus textos produzidos por alunos dos cursos de Letras da Universidade Federal de Rondônia que explicitam as expectativas e as criticas em relação ao seu curso. A análise dos enunciados revela a coexistência conflituosa de dois projetos: um revelado pelas expectativas dos alunos e outro revelado por suas criticas ao curso que freqüentaram. Aquele responde à ideologia de mundo letrado, em que reconstruiu a noção de "língua correta", resultado de uma tradição escolar construtora de uma representação social sobre a história do estudo de língua - aprender gramática para ensinar gramática; este visa, através de uma outra relação com a linguagem, a formação do professor e do intelectual não vinculado ao poder e engajado em um movimento de mudanças sociais. A análise dos dois projetos, face à ideologia da integração nacional que atravessa o projeto de ocupação e ftxação da população na região e que inclui a oferta de ensino superior, tanto no que conceme ao atendimento de formação dos recursos humanos para compor a máquina administrativa, quanto como um instrumento de ascensão social, revela que, em termos de língua, ambos os projetos reproduzem e atualizam a ideologia da integração da Amazônia. Para os alunos, ter uma linguagem correta é uma forma de estar integrado culturalmente permanecendo na região; para os professores, abandonar a dicotomia certo/errado é uma forma de se integrar aos meios acadêmicos do país, permanecendo na região

Abstract: Not informed.
Subject: Professores - Formação - Amazônia
Universidades e faculdades
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1997
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Moura_MariaIsabelde_M.pdf4.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.