Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270813
Type: TESE
Title: Sujeitos leitores, sujeitos autores : indicios de historias de leituras na produção de textos escolares
Author: Pimentel, Elisabete
Advisor: Geraldi, João Wanderley, 1946-
Abstract: Resumo: A presente dissertação centra-se na análise de narrativas produzidas por alunos de 78 série do 10 grau, em contexto escolar. Através destas produções, apresentadas no suporte livro, são investigadas as possíveis histórias de leituras, as imagens do mundo letrado e a influência da mídia, como elementos que fazem parte do conjunto de experiências dos alunos com a linguagem. A partir da concepção dialógica da linguagem, tal como formulada por Bakhtin, em que sujeito e linguagem são constituídos mutuamente na interação social, o texto é enfocado como um produto historicamente produzido a partir das suas relações com outros discursos e com os interlocutores. O procedimento indiciário é utilizado para efetuar a análise das relações intertextuais e interdiscursivas manifestadas na produção dos textos. Isto permite construir hipóteses sobre a relação entre a formação do sujeito leitor e as suas experiências como sujeito autor. A investigação dos livros revela modos distintos de compreensão do mundo letrado. Ela permite também levantar hipóteses de como o ensino de leitura e a indústria cultural têm promovido a construção de imagens de narrativa: a narrativa é, ao mesmo tempo, considerada como um conjunto fragmentado de elementos convencionais (diálogos, personagens, episódios narrativos) e como lugar de doutrinamento e ensinamento moral. Para além do ensino escolarizado da leitura e da escrita, nota-se que alguns recursos verbais e não verbais da mídia são também assimilados como modos de articulação textual à margem da tradição letrada culta

Abstract: The present dissertation is focused on the analysis of narratives produced in school context by students in the seventh grade in Junior High School. In the students' textual production, presented in the shape of books, their possible reading histories, their images ofthe literate world and the influence of the media upon them are investigated as elements belonging to the students' set of experiences with language. Starting from the bahktinian dialogical conception of language, according to which subject and language are mutually constituted in social interaction, the text is focused as a product which originates historically in its relations with the interlocutors and with other discourses. The analysis of the intertextual and interdiscursive relations manifested in the production of the texts follows the procedures of the Clue Paranigm These procedures allow the construction of hypotheses on the relation between the formation of the reader as well as on his experience as author, considering these two functions as part of his constitution as a subject The analysis of the books shows different ways of understanding the literate world. It also allows to make hypotheses on how mass culture and the teaching of reading have been part of the construction of narrative images: narrative is at the same time taken as a ftagmented set of conventional elements (dialogues, characters and narrative episodes) and as the place ofmoral instruction and indoctrination. The analysis shows that besides procedures coming from school teaching of reading and writing, some verbal and non-verbal resources used in the media are also assimilated as means of text articulation which are left aside by the cultured literate tradition
Subject: Leitura
Escrita
Ensino
Escolas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pimentel_Elisabete_M.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.