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Type: TESE
Title: Quem matou quem : interações entre jogo e jogador no Newsgame CSI
Title Alternative: Who killed who : interactions between game and player into Newsgame CSI
Author: Araujo, Daniela, 1987-
Advisor: Monteiro, Marko Synesio Alves, 1975-
Abstract: Resumo: A finalidade do presente estudo foi investigar e refletir sobre o uso das novas mídias como ferramentas para a divulgação científica. Tomamos como objeto de estudo os newsgames: jogos baseados em notícias que procuram apresentar uma experiência interativa dos acontecimentos em vez de um simples relato dos eventos. Especificamente, analisamos o Newsgame CSI: Ciência contra o crime, produzido pela revista Superinteressante em outubro de 2008. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a experiência interativa no momento em que ela ocorre, analisando a interação dos usuários e a interatividade do objeto. Para tanto, empreendemos um estudo empírico com sete sujeitos de pesquisa, no qual foi registrada a experiência de tais indivíduos com o Newsgame CSI, constituindo uma base de dados para a análise da interação. Os resultados da análise apontaram para limites da interatividade e lacunas a serem preenchidas para que se promova a participação do público de forma efetiva e colaborativa. Ao mesmo tempo, também demonstraram que para os sujeitos de pesquisa envolvidos o newsgame está muito mais associado ao entretenimento e a outros gêneros da ficção do que a fatos reais e conceitos científicos

Abstract: The aim of this study was to investigate and reflect about the use of new media as tools for Science Popularization. We take as object of study the Newsgames: games based on news that presents an interactive experience of the events rather than a simple reporting. Specifically, we analyzed the ?Newsgame CSI: Ciência contra o crime, produced by Superinteressante magazine, in October 2008. The goal of the research was to understand the interactive experience while it occurs. Therefore, we realized an empirical study with seven volunteers, which was recorded the experience of such individuals with Newsgame CSI, constituting a database for analyzing the interaction. Results indicated restrictions of interactivity and gaps in order to promote public participation effectively and collaboratively. At the same time, the results also revealed that for involved volunteers, the newsgame is much more associated with entertainment and other genres of fiction than real facts and scientific concepts
Subject: Newsgames
Interatividade
Divulgação científica
Mídia digital
Jornalismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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