Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270699
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Que autor e este?
Author: Castellanos Pfeiffer, Cláudia Regina, 1970-
Advisor: Orlandi, Eni Puccinelli, 1942-
Abstract: Resumo: Este trabalho analisa os modos de funcionamento da autoria, hoje, no Brasil. Ou seja, observa como se dá o processo de o sujeito se posicionar na função da autoria, constituindo-se, portanto, em autor. Uma pergunta o norteia : será que a escola, detentora do estatuto de provedora da capacidade de autoria, de fato possibilita a construção da função autor a seus alunos? Diante desta reflexão cai-se inevitavelmente em outra pergunta: que autor é este ao qual a escola abre espaço? O trabalho, estando calcado em uma perspectiva discursiva e, portanto, materialista-histórica, vai em busca das formas-sujeito às quais o sujeito de linguagem já se submeteu para entender melhor (' funcionamento específico da autoria, já que, pensar sobre a autoria, é pensar sobre a relação do homem com a linguagem. Há uma primeira parte destinada a um desenvolvimento suscinto de algumas questões relevantes para a Análise do Discurso, cuja reflexão é fundamental neste trabalho. O capítulo II refere-se a uma análise das duas formas de assujeitamento - religiosa e do direito - e sua relação com o sujeito autor. Finalmente, o capítulo m realiza uma análise deste sujeito autor na escola de hoje. Busca perceber a relação de dois funcionamentos: o ideal de autor e o modo de sujeitos escolares se posicionarem como autores de seus textos. Essa relação ,assim como o modo histórico do sujeito se constituir em brasileiro, têm efeitos. E é sobre estes efeitos que falamos

Abstract: Not informed.
Subject: Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Comunicação escrita
Escritores
Avaliação educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pfeiffer_ClaudiaReginaCastellanos_M.pdf22.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.