Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270674
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Aprendizagem baseada na investigação : a experiência do NIED/Unicamp na Escola Elza Maria Pellegrini, em Campinas - 2013
Title Alternative: Inquiry-based learning : the experience of NIED/Unicamp in the School Elza Maria Pellegrini, in Campinas - 2013
Author: Oliveira, Maísa Maryelli de, 1988-
Advisor: Caldas, Maria das Graças Conde
Abstract: Resumo: Escolas públicas brasileiras têm experimentado novas abordagens pedagógicas, inclusive, por meio de projetos realizados em parceria com universidades. Estas iniciativas buscam desde a apropriação das tecnologias de informação e comunicação por professores e alunos até o desenvolvimento de metodologias que estimulem a reflexão e a autonomia de pensamento. Esta pesquisa objetiva avaliar de que maneira a parceria entre universidade e escola pode contribuir para a melhoria do ensino em geral e de Ciências em particular. Para tanto, analisa atividades de educação pela investigação e, mais especificamente, de robótica pedagógica, coordenadas pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Elza Maria Pellegrini de Aguiar, de Campinas (SP). As atividades foram acompanhadas entre junho e dezembro de 2013. O trabalho configura-se como um Estudo de Caso único (YIN, 2001), de natureza qualitativa, em que foi utilizado o método quantitativo de forma complementar. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicados questionários de percepção sobre Ciência e Tecnologia e analisados desenhos obtidos através do Draw a Robot Task (DART), teste para conhecer os imaginários das crianças sobre robótica. O corpus foi composto por 128 alunos, de cinco turmas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, além de duas docentes e da orientadora pedagógica da Escola. Os resultados indicam que a partir de novos aprendizados adquiridos com a equipe do NIED, as docentes abordaram temas curriculares de modo interdisciplinar e os estudantes foram incentivados a fazer experimentos e a pesquisar em diferentes fontes de informação. Além disso, as atividades do projeto estimularam o estreitamento dos laços entre a Escola e as famílias dos alunos e, também, contribuíram para que estabelecessem conexões entre os conceitos estudados e seu cotidiano. Apesar dos aspectos positivos, foram percebidas algumas limitações. Nas investigações realizadas pelas crianças, por exemplo, as docentes seguiram etapas pré-determinadas, com perguntas prontas e poucas variáveis, contrariando o espírito do projeto. Com relação especificamente ao ensino de robótica, foi possível concluir que os benefícios foram além do aprendizado de conceitos. As aulas contribuíram, também, para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, de sua capacidade de trabalhar colaborativamente e para o aumento de seu interesse e motivação. Com este trabalho, espera-se encorajar estudos e práticas referentes ao método de aprendizagem baseada na investigação e contribuir para o desenvolvimento de novas parcerias entre universidades e escolas, para melhorar a qualidade do ensino no Brasil

Abstract: Brazilian public schools have experienced new educational approaches including through projects carried out in partnership with universities. These initiatives seek from the appropriation of information and communication technologies by teachers and students to the development of methodologies that encourage reflection and thought autonomy. This research aims to evaluate how the partnership between university and school can contribute to the improvement of education in general and scientific education in particular. For this, one analyzes the pedagocial robotics activities and inquiry-based education, which were coordinated by the Nucleus of Informatics Applied to Education (NIED), from the State University of Campinas (Unicamp), and were held in the Elementary School Elza Maria Pellegrini of Aguiar, located in Campinas (SP). The activities were followed from June to December 2013. This is a single case study (YIN, 2001), based on a qualitative approach, in which the quantitative method was used complementarily. Semi-structured interviews were held, questionnaires related to perception on Science and Technology were applied and drawings obtained through the Draw a Robot Task (DART) were analyzed ¿ the test was used to identify the children's imaginary about Robotics. The corpus consisted of 128 students from five different classes, from 4th to 6th elementary school grade, two teachers and the School's pedagogical advisor. The results indicate that from the new learning acquired with the researchers, the teachers addressed curricular issues in an interdisciplinary manner and students were encouraged to prepare experiments and research on different sources of information. Furthermore, the project activities contributed to closer the bond between the school and the students' families and also helped the children to establish connections between the studied concepts and their everyday life. Despite the positive aspects of the project, some contradictions were perceived. In the investigations carried out by the children, for example, the teachers followed predetermined steps, with ready questions and few variables, contradicting the spirit of the project. With specific regard to robotics' teaching, it was possible to conclude that the benefits went beyond the learning of concepts. Educational robotics classes contributed to the development of students' critical thought, their ability to work collaboratively and it also helped to increase their interest and motivation. This study expects to encourage researches and practices related to the inquiry-based learning method and contribute to the development of new partnerships between universities and schools to improve the quality of education in Brazil
Subject: Universidade Estadual de Campinas. Núcleo de Informática Aplicada à Educação
Aprendizagem - Pesquisa
Ciência - Estudo e ensino
Robótica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_MaisaMaryellide_M.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.