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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Eleonora Cavalcante Albanopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent156p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAquisição dos roticos em crianças com queixa fonoaudiologicapt_BR
dc.title.alternativeThe acquisition of rhotic sounds in children with so called deviant phonological systemspt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Luciana Lessa 1982-pt_BR
dc.contributor.advisorAlbano, Eleonora Cavalcante, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.subjectFonologia acústico-articulatóriapt_BR
dc.subjectContrastes encobertospt_BR
dc.subjectAquisição fonológicapt_BR
dc.subjectDesvio fonologicopt_BR
dc.subjectRóticospt_BR
dc.subject.otherlanguageAcoustic-Articulatory Phonologyen
dc.subject.otherlanguageCovert contrasten
dc.subject.otherlanguagePhonological Acquisitionen
dc.subject.otherlanguagePhonological Devianceen
dc.subject.otherlanguageRhoticsen
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi investigar o processo de aquisição dos róticos por crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Foram coletados dados de fala de dois sujeitos com dificuldades de pronúncia de sons róticos. O quadro de referência teórico adotado na análise foi a Fonologia Gestual (Fonologia Articulatória ¿ FAR ¿ proposta por Browman e Goldstein, 1992, na versão denominada Fonologia Acústico-Articulatória ¿ FAAR ¿ proposta por Albano, 2001). Os resultados permitiram observar a presença de contrastes fônicos nas produções de fala dos sujeitos que, por meio de análise de outiva, foram classificadas como: (a) omissão do tap [R]; e (b) substituição tanto do tap [R] quanto da aproximante retroflexa [¿] pela semivogal [j]. Esse achado permitiu confirmar a existência de contrastes fônicos encobertos durante o processo de aquisição do sistema fônico, ou seja, contrastes já em andamento na fala dos sujeitos que ainda não são perceptíveis para o ouvinte. Esses resultados trouxeram, portanto, importantes contribuições para a área de pesquisa sobre Aquisição Fonológica e, conseqüentemente, para a prática clínica relativa a crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Tais contribuições foram possíveis devido à metodologia e análise dos dados baseados em princípios da FAAR, que permitiu a observação de fatos fônicos tanto categóricos quanto gradientespt
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to investigate the acquisition of rhotic sounds in children with so called deviant phonological systems. Speech data on two subjects with rhotic pronunciation difficulties were collected. The theoretical frame of reference adopted in the analysis was Gestural Phonology (Articulatory Phonology ¿ AP ¿ proposed by Browman and Goldstein, 1992, in the Acoustic-Articulatory version ¿ AAP ¿ proposed by Albano, 2001). The results showed the presence of covert phone contrasts in the speech productions of the subjects. Such productions had been classified, auditorily, as: (a) omission of the tap [R]; and (b) substitution of the palatal approximant [j] for both the tap [R] and the retroflex approximant [¿]. This finding suggests the existence of covert contrasts during phonological acquisition, i.e., contrasts already in progress in the speech of the subjects which are not yet perceivable for the listener. These results brought, therefore, important contributions to Phonological Acquisition research and, consequently, to the clinical practice with children diagnosed as having deviant phonological systems. Such contributions have been made possible by methodology and analysis based on principles of Gestural Phonology, which allowed for the observation of categorical and gradients phone distinctionsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Luciana Lessa. Aquisição dos roticos em crianças com queixa fonoaudiologica. 2008. 156p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270647>. Acesso em: 11 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLinguisticapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguísticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Adelaide Hercilia Pescatoript_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePanhoca, Ivonept_BR
dc.date.defense2008-03-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-11T03:04:00Z-
dc.date.accessioned2018-08-11T03:04:00Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-11T03:04:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_LucianaLessa1982-_M.pdf: 2139458 bytes, checksum: 3337b6106de977a088590d68d333e75d (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270647-
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