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Type: TESE DIGITAL
Title: A dimensão multissemiótica do jogo teatral : a experiência de elaboração de uma peça radiofônica no Programa de Expressão Teatral do Centro de Convivência de Afásicos (CCA - IEL/UNICAMP)
Title Alternative: The multi-semiotic dimension of theatrical game : developing experience on a radiophonic play in the Theatrical Expression Program at the Aphasics Living Center (ALC - IEL/UNICAMP)
Author: Calligaris, Juliana Pablos, 1973-
Advisor: Morato, Edwiges Maria, 1961-
Abstract: Resumo: Este trabalho é resultado da pesquisa sobre significação verbal e não verbal desenvolvida através da prática teatral, baseada na observação da relação entre linguagem, corpo e cognição. A motivação inicial para essa dissertação surgiu a partir do trabalho desenvolvido por nós, entre 2004 e 2007, em um dos grupos do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), chamado "Programa de Expressão Teatral" (PET). Naquele período desenvolvemos uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) financiada pelo CNPq, com objetivo de identificar os recursos dos indivíduos afásicos a estratégias verbais e não verbais, instigados pela experiência teatral, usando conhecimento de Teatro, Linguística e Semiótica. Esta dissertação pretende investigar a coocorrência multimodal de semioses (fala, gesto, expressão corporal, olhar, etc.) com afásicos, através de observações das interações de diferentes, ainda que compartilhados, processos semióticos, ativos na construção de significados, para descrever e analisar o papel da atividade teatral na (re)organização de possibilidades comunicativas e expressivas com indivíduos afásicos. O objetivo desta dissertação é aprimorar os interesses teóricos e metodológicos já assinalados na pesquisa de IC, de modo a: i) adensar e sistematizar a compreensão do caráter sociocognitivo do PET e suas implicações na comunicação de indivíduos afásicos; ii) compreender o caráter multissemiótico da comunicação no decurso das interações; iii) examinar a questão da coexistência de semioses envolvidas nos processos de interação face a face da comunicação e da significação típicas do fazer teatral. Esta pesquisa verificou que a capacidade expressiva do afásico se renova em novas competências semióticas que funcionam plenamente na elaboração de um produto artístico e também se deixam ver nas práticas discursivas. O estudo em torno do fenômeno teatral, aqui apontado como chave da observação em questão, a partir de uma perspectiva interacional, permitiu-nos, também, uma compreensão mais apurada das afasias questionando, por exemplo, a definição que a toma como perda da capacidade de realizar operações metalinguísticas, essenciais, por exemplo, ao fazer teatral

Abstract: This work results from the research on verbal and non verbal signification theme build thought theater art, based on the observation of relation between language, body and cognition. This thesis' initial motivation comes from the work developed by us, between 2004 and 2007, in one of the Aphasics Living Centers's (ALC) groups, called "Theater Expression with Aphasics Program" (TEP). During that time we developed a cientific initiation research funded by CNPq, in which our goal was to identify the resource of subjects to verbal and non verbal strategies motivated by the experience of theater art, using knowledge of Theater, Linguistics, and Semiotics. This thesis intent to investigate the multimodal co-occurrence of semiosis (speech, gestures, body expression, look, etc.) with aphasics, through observations on the interaction of distinct, although shared, semiotic processes, actives in the construction of meanings, to describe and analyze the role of theater activity in (re)organize the communicative and expressive possibilities of aphasic subjects. The goal of this thesis is to enhance the theoretical and methodological interests already marked in the CI, in order to: i) deepen and systematize the understanding of the socio cognitive TEP character and its implications in the communication of aphasic subjects; ii) to understand the multi semiotic character of communication during the interactions; iii) to examine the question of co existence of semiosis involved in the face to face interaction processes of communication and signification, typical from theater art. This research found that the expressive capacity of the aphasic is renewed in new semiotic skills which operate fully in the preparation of an artistic product and also let themselves be seen in the discursive practices. The study around the theatrical phenomenon, here named as key observation in question, from an interactional perspective, allowed us also, a more accurate understanding of aphasia questioning, for example, the definition that takes it as loss of ability performing metalinguistic essential operations, for example, by making theater
Subject: Centro de Convivencia de Afasicos (UNICAMP)
Afasia
Afasicos
Teatro
Multimodalidade (Linguística)
Semiótica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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